28.8 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Zequinha Lima distribui sacolões para famílias afetadas pela enchente do Rio Juruá

Por Assessoria.

- Publicidade -

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciou nesta quarta-feira, 2, pelo Bairro Miritizal de Cima, a entrega de sacolões para as  famílias que sofreram com a recente enchente do Rio Juruá. Na localidade foram entregues 600 sacolões de um total de 3.600, que serão destinados à moradores de outros bairros.

Os recursos fazem parte de um auxílio emergencial do governo federal para auxílio às famílias que foram atingidas pela enchente do Rio Juruá. O prefeito Zequinha Lima destacou a importância da ação, ressaltando o compromisso da administração municipal em apoiar as comunidades afetadas pelas enchentes.

“Nós já passamos aqui com todo o nosso maquinário para fazer a limpeza nessa região que foi alagada na enchente. E hoje iniciamos a  distribuição dos recursos que a Defesa Civil aprovou para que a gente pudesse ajudar essas pessoas a diminuir um pouco mais o sofrimento e as despesas que eles tiveram com a alagação”, afirmou o prefeito.

A iniciativa visa fornecer assistência alimentar e itens de limpeza e higiene para as famílias que enfrentaram dificuldades devido às inundações. O prefeito explicou que o município contou com o apoio do governo federal devido à decretação de situação de emergência, que reconheceu a gravidade da situação e proporcionou recursos para auxiliar no enfrentamento dos desafios enfrentados pelas comunidades atingidas. A ação é fundamental para mitigar os impactos das enchentes e ajudar as famílias a se recuperarem desse momento difícil.

” Hoje estamos fazendo essa entrega aqui no Miritizal de  Cima. Na semana estaremos entregando na parte de baixo do Miritizal e sucessivamente em todos os bairros que foram atingidos pela alagação. Fizemos um levantamento ainda na época das cheias e hoje estamos fazendo a entrega de acordo com a senha que foi entregue em cada casa. Ainda teremos o material de limpeza, que não está sendo entregue agora, porque esse material foi aprovado pela Defesa Nacional no final da semana passada, no plantão. Todas as famílias que receberem cestas básicas também receberão o material de limpeza”, relatou o Coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente José Lima.

Os beneficiados expressaram gratidão pela assistência recebida. Maikeline Rodrigues, presidente da Associação dos Moradores do Miritizal de Cima, destacou a importância do apoio do governo municipal e federal para as famílias afetadas.

“Só nós que passamos por essas situações, sabemos o quanto é difícil ter nossas casas alagadas. E muita gente perde sua produção. Então rssa ajuda é muito importante, porque nem todo mundo tem um trabalho, um emprego fixo de carteira assinada”, afirmou Maikeline.

Cleudiana Sales, dona de casa, agradeceu a ajuda.

“Nossa necessidade por comida é real, pois enfrentamos um período muito difícil, com os desafios das enchentes e a falta de recursos. Sou grata por cada gesto de solidariedade, pois sei que nem todos estão dispostos a ajudar aqueles que realmente precisam. Estamos dependendo apenas de benefícios para sustentar minha família, com três filhos, e até mesmo uma pequena ajuda como essa faz toda a diferença em nossas vidas”, pontuou

O Prefeito Zequinha Lima afirmou que todas as famílias afetadas irão receber o benefício. “A inundação atingiu 12 bairros, e a Defesa Civil aprovou um repasse equivalente a 3.600 sacolões. Estamos começando hoje aqui no Miritizal de Cima, na boca do Moa, a distribuição desses sacolões. Assim, todas as famílias que tiveram suas casas invadidas pelas águas receberão um sacolão, e a maioria também receberá kits de limpeza, higiene e outros materiais que temos para distribuir. Nós decretamos situação de emergência, pois era uma situação que o município sozinho não poderia arcar com todas as despesas e dificuldades enfrentadas. O estado decretou situação de emergência em nome dos 19 municípios, incluindo Cruzeiro do Sul. Com isso, o governo federal reconheceu a gravidade da situação e automaticamente nos forneceu ajuda de acordo com nossos pedidos e necessidades diárias. Agora, estamos recebendo o repasse dos pedidos aprovados há 30 dias e iniciando a entrega de todo esse material adquirido pela prefeitura, mas com recursos do governo federal”, concluiu o prefeito Zequinha Lima.

O Deputado Federal o coronel Ulysses Freitas esteve presente no evento, junto com o prefeito Zequinha.

- Publicidade -
Copiar