30.9 C
Juruá
domingo, junho 16, 2024

Ecossistema de inovação do Acre conhece laboratório de indústria de automação 4.0

Por Jairo Carioca.

- Publicidade -

O ecossistema de inovação do Acre conheceu na manhã desta quarta-feira, 22, um laboratório de indústria de automação 4.0. A apresentação foi feita na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Rio Branco. O diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Ricardo Damasceno, representou o governo do Estado. O evento faz parte da programação alusiva à Semana da Indústria.

Empresários do setor da indústria assistiram a aula sobre automação na sede do Senai, em Rio Branco. Foto: Sabrina Salomon/Seict

“O avanço da indústria 4.0 representa um passo significativo para a modernização e competitividade das empresas locais. A demonstração de hoje mostra como a automação e a programação podem transformar nossos processos produtivos, tornando-os mais eficientes e sustentáveis”, disse Damasceno.

O diretor regional do Senai no Acre, Cesar Dotto, falou da necessidade de as indústrias acreanas se adaptarem ao mundo de transformação digital. “O Senai fez um investimento em uma planta didática que vai auxiliar na tecnologia da informação, automação, eletromecânica; profissionais que estão sendo cobrados no mercado”, informou.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), José Adriano Ribeiro, disse que a evolução na área tecnológica é um processo sem volta. “Essa proposta já existe no Brasil e o nosso estado precisa avançar nesse formato de tecnologia inovadora. Hoje foi uma primeira abordagem; governo e iniciativa privada precisam apoiar essa iniciativa”, destacou.

Empresários e representantes de instituições públicas assistiram à simulação de uma análise de plano didático com uso de robótica. Foto: Sabrina Salomon/Seict

Ainda de acordo a Fieac, existem linhas de crédito disponíveis para os investimentos das empresas. Ribeiro citou os setores de alimentos e de bebidas, que podem ser os primeiros a aderir ao sistema 4.0, reduzindo custos e se tornando mais competitivos. “O Senai está pronto para capacitar as novas profissões”, garantiu.

Empresários e representantes de instituições ligadas à indústria assistiram à simulação de uma análise de plano didático com uso de robótica, demonstrando situações reais que podem acontecer na rotina das empresas. “Indústria 4.0” ou “quarta revolução industrial” são expressões que se referem a algumas tecnologias para automação e troca de dados e utilizam conceitos de sistemas ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem, em busca da eficiência e produtividade dos processos.

Agenda

Ainda nesta quarta-feira, um meet up (reunião de pessoas com interesses em comum) está programado para as 19 horas no restaurante Paris Garden, na capital. O evento vai reunir empresários da indústria tradicional e empreendedores de inovação. Empreendedores de startups estarão apresentando suas inovações e despertando soluções para setores da indústria acreana.

- Publicidade -
Copiar