32.5 C
Juruá
quinta-feira, junho 20, 2024

Governador Gladson Cameli consegue habilitar Acre para realizar transplantes de rim

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -
Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Na manhã desta quinta-feira, 23, o governador Gladson Cameli anunciou que o Estado do Acre será habilitado a realizar transplantes de rim e que aguarda somente uma portaria do Ministério da Saúde ser publicada no Diário Oficial da União para oficializar o ato.

“É com muita alegria que anunciamos um dos grandes marcos na saúde do nosso amado Acre: a habilitação da Fundhacre para realizar transplantes de rim, com a autorização do Ministério da Saúde que está prestes a sair. É uma conquista de todos nós, mas, principalmente, para aqueles pacientes que dependem de máquinas para sobreviver”, anunciou o governador.

De acordo com ele, as cirurgias acontecerão na Fundhacre, local que já é habilitado para transplantes de órgãos sólidos, como fígado e córnea. “As cirurgias acontecerão na Fundhacre e beneficiarão muitos acreanos que têm no transplante a esperança de dias melhores. Esta é mais uma prova de que o nosso governo segue trabalhando para cuidar das pessoas”, disse ele.

Com a autorização, o complexo hospitalar se fortalece como referência na região, atendendo pacientes do Acre, como também de outros estados e países vizinhos, referenciados via Sistema Único de Saúde (SUS).

Vale ressaltar que, no momento, não há lista de espera para essa modalidade de transplante, pois a unidade de saúde ainda não estava habilitada para o procedimento.

Mas, levando em consideração uma média de 540 pacientes em diálise, estima-se que aproximadamente 30% sejam elegíveis para o procedimento, o que representa mais de 160 pessoas dispostas a passar pelo transplante, que dependerá da avaliação médica de cada paciente.

- Publicidade -
Copiar