O casal acreano Sávio Gomes e Laura Fontenele, que subiu ao pódio no Salvador Fall International Open de Jiu-jítsu, na Bahia, no último fim de semana, está junto há dois anos e com casamento marcado para este ano.
Sávio Gomes tem 28 anos, é professor de matemática da rede pública e pratica a arte suave há 15 anos. Laura Fontenele, 25 anos, é biomédica e começou a treinar há pouco mais de um ano, incentivada pelo noivo.
Em entrevista ao ge, os atletas da Academia Atitude, que se conheceram em um curso de inglês em Rio Branco (AC), falam sobre a relação dentro e fora do tatame.
– Ela sabe a importância do meu papel dentro da academia, me respeita bastante, me trata como sensei dentro do tatame, não me chama de Sávio, de meu amor, é professor e a gente sabe diferenciar essas coisas dentro e fora do tatame. Até porque eu aproveito, porque dentro do tatame eu consigo mandar nela, fora já não é a mesma história – diz o professor de matemática.
– Eu sempre procurei respeitar ele, ver como meu professor, como mestre, não vejo lá como meu noivo. Ele age como professor comigo e eu também como aluna dele. Fora do tatame essa alegria é a vida de casal mesmo, as viagens. Ele é meu maior incentivador, meu maior ídolo também, me inspiro muito nele, no jiu-jítsu, dentro e fora do tatame, como eu sei que os alunos dele também veem ele assim, um ser humano exemplar tanto como professor, como amigo, como parceiro. Me dá vários puxões de orelha, diz no que eu preciso melhorar, me cobra mesmo porque eu sei que ele quer o meu melhor Às vezes eu fico até: ‘ah, mas você tá brigando comigo!’. Mas ele sempre fala: “eu quero ser o melhor e é pra você” – diz a biomédica.
Sávio Gomes é faixa preta um grau e ficou em terceiro lugar na categoria profissional, peso pena (até 70 kg) na competição na capital baiana. Ele se preparou por quase três meses para a disputa e destaca a felicidade pela conquista, mas anseia evoluir para alcançar o ponto mais alto do pódio nos próximos desafios.
– A sensação de trazer medalha para o nosso estado é muito boa, muito boa mesmo, de dever cumprido, de trabalho bem feito. É claro que precisamos treinar ainda mais para buscar o lugar mais alto do pódio. A minha categoria é a categoria profissional, então acabo enfrentando os melhores. Mas já venho nessa pegada há muito tempo de trazer bons resultados. Estou sempre lutando, estou sempre competindo com os melhores, não é de hoje, mas manter o padrão ou elevar o padrão. Então treinar mais e voltar mais forte. Essa sensação é muito boa – disse o faixa preta.
Laura Fontenele é faixa branca e subiu no lugar mais alto do pódio na categoria peso pluma. Foi a segunda competição oficial que ela disputou. Na primeira ficou com a medalha de prata.
– Superação, essa foi a primeira palavra que veio à minha mente ao subir no pódio e conquistar o tão almejado primeiro lugar nessa competição. Eu que nunca fui amante de esportes, me encantei pelo jiu-jítsu. Nunca imaginei competir, principalmente fora do estado, mas as oportunidades surgiram, eu agarrei com todas as forças e dei o melhor de mim. Esse foi o segundo campeonato que participei. No primeiro, infelizmente, bati na trave e fiquei em segundo lugar, mas dessa vez não tinha jeito, o ouro foi conquistado. A sensação é de dever cumprido. Estou muito feliz e grata. Que venham as próximas – afirma.
O casamento de Sávio Gomes e Laura Fontenele está marcado para 27 de julho. Antes disso, eles devem competir no Fortaleza International Open, que será realizado nos dias 14 e 15 de junho, na capital do Ceará.

