32 C
Juruá
quarta-feira, junho 12, 2024

Zequinha e Gladson promovem avanço na distribuição de água em Cruzeiro do Sul

Por Nicolle Araújo, dO Juruá em Tempo.

- Publicidade -

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, em parceria com o Governo do Estado do Acre, tem garantido água de qualidade para o uso dos cruzeirenses. Com o trabalho, já foi concluída a perfuração de 70 poços e 36 quilômetros de extensão da rede de distribuição de água, beneficiando 30 mil famílias.

80% da água que chega às residências do município vem de poços artesianos feitos pela gestão, e apenas 20% é proveniente da captação no Igarapé São Salvador, pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre).

Essa parceria, que se iniciou no ano de 2020, assegura a otimização dos recursos e a maximização dos resultados, beneficiando diretamente a população. “Sem a parceria com a prefeitura municipal de Cruzeiro do Sul, o Sanacre seria incapaz de realizar pequenos serviços hoje. Esse nosso apoio aí é mais logística de pessoal e a prefeitura está bancando tudo isso, ela está entrando com o material, com o maquinário. Hoje, quando você vê o serviço sendo efetuado aqui em Cruzeiro, na correção de rede, sempre está o maquinário da prefeitura e o pessoal da prefeitura”, explica o gestor do Saneacre de Cruzeiro do Sul, Braz Pedroza, Pedroza.

Na última segunda-feira, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, anunciou que a próxima comunidade a ser beneficiada com o sistema de distribuição de água é a localizada atrás do Polo Moveleiro, na Boca da Alemanha, com cerca de 750 metros, para atender aproximadamente 40 famílias. “Para esta ação, o governo do estado vai ceder equipamentos e materiais, enquanto a prefeitura ficará responsável pela mão de obra.” garantiu Zequinha.

Ainda segundo o prefeito, o sistema de água alternativo alcançará todos os bairros da cidade, e também em pequenas comunidades na zona rural, com a construção dos poços. A prefeitura mantém 53 sistemas isolados de abastecimento, que atendem desde o bairro Aeroporto Velho até o Rio Liberdade, na BR-364.

Luana do Nascimento, moradora do bairro São José, compartilhou como a chegada da água encanada transformou a vida da comunidade. “Vem mudando bastante, porque antes não tinha, né? Aí os vizinhos pegavam da cacimba dos outros. Era muito ruim para todos. Agora tudo está melhor, com a água encanada para todo mundo, água limpa. É importante ressaltar que a água é limpa e vem própria para o consumo,” relata.

- Publicidade -
Copiar