Início / Versão completa
TUDO AQUI 2

Campanha contra poliomielite no AC atinge só 5% do público-alvo

Por Redação O Juruá em Tempo. 11/06/2024 09:13 Atualizado em 13/06/2024 07:59
Publicidade

Um levantamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) com dados dos municípios acreanos registrados até o último sábado (8) revela que apenas 5% do público alvo da imunização contra a poliomielite se vacinou, deixando a cobertura vacinal muito abaixo do desejável. Crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas.

Publicidade

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Acre, Renata Quiles, entre os dias 27 de maio e 8 de junho, só 3.034 doses da vacina oral, conhecida popularmente como gotinha.

“A cobertura está muito aquém da nossa expectativa, uma vez que temos mais de 58 mil crianças a receberem a gotinha, dose extra. E 13 mil só vão ser vacinadas de acordo com o histórico de vacinação”, disse Renata em entrevista ao A Gazeta do Acre.

Outra informação preocupante é que o Ministério da Saúde já anunciou que a “gotinha” vai ser suspensa do calendário, sendo esta a última campanha da vacina aplicada em todas. “Nós temos apenas alguns dias de campanha, mas já foi informado pelo Ministério da Saúde que não haverá prorrogação. É uma tristeza, uma infelicidade, uma vez que a gente tem informado massivamente que, em setembro, essa gotinha vai ser suspensa do calendário. Então nos preocupa uma cobertura vacinal dessa forma”, enfatizou a coordenadora.

Publicidade

A campanha de vacinação contra a poliomielite se encerra na próxima quinta-feira, 14. Interessados em fazer a vacinação devem procurar uma unidade de saúde básica de saúde.

O que é a poliomielite?

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda, causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos através do contato direto com fezes e secreções. Os sintomas incluem febre, mal-estar, dores no corpo, vômitos, diarreia e, em casos graves, paralisias musculares, principalmente, nos membros inferiores.

Não há cura para a poliomielite, tornando a vacinação a única forma eficaz de prevenção.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.