Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Jorge Viana reavalia candidatura ao Senado em 2026: “tomaremos uma decisão final”
  • Nível do Rio Acre atinge 13,73 metros e entra em cota de alerta, em Rio Branco
  • Sábado será de tempo instável e chuvas pontuais no Acre, com risco de pancadas fortes
  • Homens jovens e pardos lideram perfil das vítimas de homicídio no Acre em 2025
  • Projeto 2026: como se organizar para ter dinheiro no próximo ano
  • Zambelli apanha na cadeia e advogado consegue transferência de cela
  • Brasil tem cerca de 30 milhões de animais domésticos abandonados
  • Retrospectiva: atletismo e judô são destaques na temporada paralímpica
  • Zelensky e Trump vão conversar sobre fim da guerra no domingo
  • César entrega obras e reforça investimentos em saúde e infraestrutura em Porto Walter
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, dezembro 27
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado com festa em Rio Branco

Por Redação Juruá em Tempo.15 de junho de 20243 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi celebrado com festa nesta sexta-feira, 14, no Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoacre), em Rio Branco. Promovido pelo governo do Estado, o Arraiá do Doador de Sangue reuniu a população em um momento descontraído com comidas típicas, músicas e brincadeiras, mas, sobretudo, em uma atmosfera de conscientização quanto ao ato de doar. De acordo com o balanço das ações, 77 pessoas doaram sangue durante o evento. 

Mascote Hemácio esteve presente no arraial do Dia Mundial do Doador de Sangue, que é Celebrado em 14 de Junho. Foto: Luan Martins/ Sesacre

Doador há mais de 15 anos, o servidor público Marcelo Pedrosa enfatizou o desejo de que todos se tornem doadores de sangue. “Eu comecei a doar porque queria ajudar o próximo mesmo. E de alguma maneira a gente pode, no futuro, precisar. Então, temos que parar um pouco de pensar só em nós mesmos e incorporar a necessidade do outro”, disse.

Marcelo Pedrosa é doador há mais de 15 anos. Foto: Luan Martins/ Sesacre

Para a secretária adjunta assistencial de Saúde, Ana Cristina Moraes, o doador de sangue foi o grande homenageado da noite. “Esse é um dia muito importante para essas pessoas que se dedicam e salvam vidas, porque doar sangue é salvar vidas. E que as pessoas possam ser contaminadas por esse espírito de solidariedade e de amor ao próximo” declarou.

O evento, que foi organizado pelas secretarias de Saúde (Sesacre) e de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), contou com a participação, ainda, dos microempreendedores da Economia Solidária.

Evento foi promovido pelo governo do Estado, por meio da Sesacre, da Sete e em parceria com a FEM. Foto: Luan Martins/Sesacre

“Hoje no arraial do Hemoacre eu trouxe tacacá, rabada, charuto, empada e carne na chapa. E eu acho esse tipo de iniciativa muito importante,  porque, além de falar sobre a doação de sangue, ajuda os microempreendedores a ganhar um extra”, ressaltou a feirante Janaira de Lima, do Tacacá da Jana.

Participaram também os microempreendedores da Economia Solidária. Foto: Luan Martins/ Sesacre

Assim como Caroline Antunes, de 24 anos, parte da comunidade acreana prestigiou o evento. “A festa está sendo incrível, pois além de ajudar a comunidade financeiramente na Economia Solidária, conscientiza as pessoas sobre a doação de sangue. Eu vou me tornar doadora”, falou.

Jovem Caroline Antunes prestigiou o evento e decidiu se tornar doadora de sangue. Foto: Luan Martins/ Sesacre

O Grupo Escoteiro Leôncio de Carvalho se fez presente no arraial e provou a relevância das mais diversas instituições no apoio à doação de sangue. “Anualmente, os escoteiros do Brasil tem um projeto de mutirão nacional de doação de sangue e em 2024 nós juntamos ao Hemoacre para celebrarmos e incentivamos a sociedade a doar”, disse Francisca Nobre, membro do grupo.

Dia Mundial do Doador de Sangue

Celebrado todos os anos em 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue é uma data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para homenagear os doadores voluntários e conscientizar a população sobre a importância deste gesto solidário.

Instituições como o Grupo Escoteiro Leoncio de Carvalho também fizeram parte da festa. Foto: Luan Martins/ Sesacre

A doação de sangue é um ato simples, rápido e seguro que pode salvar inúmeras vidas. Segundo a OMS, a cada doação, é possível ajudar até quatro pessoas, pois o sangue doado pode ser separado em diferentes componentes (glóbulos vermelhos, plaquetas, plasma e crioprecipitado), cada um destinado a tratamentos distintos. O sangue é essencial para pacientes em situações críticas, como acidentes, cirurgias, tratamento de câncer e doenças hematológicas.

Por: Redação O Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.