Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Compra de votos, abuso de poder e condenação: Justiça torna Armandinho e Maria Oliveira inelegíveis por 8 anos
  • Acre está entre os estados que menos geram emprego no setor cultural, aponta IBGE
  • Acre segue em alerta para chuvas intensas e ventos fortes até sábado
  • Detran/AC notifica mais de 20 motoristas sobre processos de suspensão da CNH
  • Homem de 56 anos fica ferido após briga com companheira em bar
  • Em solenidade no TCE, deputado Eduardo Ribeiro recebe premiação da ALEAC por destaque em transparência pública
  • Polícia Civil prende homem em Mâncio Lima por descumprir medida judicial e ameaçar ex-companheira
  • Família é rendida por trio armado durante assalto em Cruzeiro do Sul
  • Acusado de matar adolescente e jogar corpo no rio Purus é executado à tiros no interior do Acre
  • Polícia apreende fuzil e grande quantidade de munições durante operação em Rio Branco
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, dezembro 13
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»TUDO AQUI 2

Em 2024, apenas 50% dos bebês nascidos no Acre fizeram teste do pezinho

Por Redação Juruá em Tempo.5 de junho de 2024Updated:6 de junho de 20242 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Neste ano de 2024, entre os meses de janeiro e maio, já foram registrados 9.410 nascimentos no Acre. Do total de bebês nascidos no período, apenas 4.726 foram submetidos à triagem neonatal, popularmente conhecida como teste do pezinho, configurando 50,22%. Caso o ritmo se mantenha constante até o fim do ano, estima-se que serão realizados aproximadamente 11.342 exames.

Os dados relativos à testagem foram coletados junto à Secretaria de Estado de Saúde do Acre, enquanto o número de nascimentos é do portal da transparência.

No estado, em 2022 e 2023, foram registrados 12.110 e 12.442 testes do pezinho, com 24.715 e 25.773 nascidos, respectivamente, o que representa 50,09% e 48,27%. Vale destacar que alguns estados atingem marcas de apenas 24% dos nascidos vivos testados.

A triagem neonatal visa detectar uma série de doenças, sendo as principais fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. O teste é feito no calcanhar do recém-nascido, ou via punção venosa, e deve ser realizado a partir das primeiras 48 horas de vida da criança, até o seu quinto dia de vida. É um direito das crianças e um dever dos pais, já que desde 1992 é obrigatória a sua realização no Brasil.

O teste é importante, pois quando a criança está no ventre, a placenta filtra algumas substâncias que podem ser tóxicas e levar a uma doença metabólica, que pode ser identificada com os exames.

Nacionalmente, em 2020, conforme os dados do Programa Nacional de Triagem Neonatal, 2.726.025 crianças nasceram, e destas, 2.249.844 realizaram os testes, representando um total de 82,53%. Mas pouco mais da metade efetivaram os exames no período recomendado.

Por: Nicolle Araújo, dO Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.