30.6 C
Juruá
segunda-feira, julho 22, 2024

Estado do Acre recebe consultoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde para contratualização de hospitais

Por Luana Lima.

- Publicidade -

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), recebeu nesta quarta-feira, 19, a consultoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para a contratualização de hospitais. Este apoio visa aprimorar a gestão hospitalar e melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.

Este apoio do Conass visa aprimorar a gestão hospitalar e melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. Foto: Luan Martins/Sesacre

Marise Gnatta Dalcuche, consultora técnica do Conass, explicou o objetivo da consultoria: “O Conass está oferecendo para alguns estados uma consultoria para dar continuidade a um projeto que encerrou no passado, executado pelo hospital Sírio-Libanês, focado na regulação e contratualização dos hospitais próprios gerenciados pelas secretarias estaduais de Saúde ou por organizações sociais. Este projeto já esteve no Acre, mas não foi totalmente concluído. Agora, o Conass está oferecendo essa consultoria para dar continuidade ao processo de contratualização dos hospitais no estado. Com ela, temos metas e objetivos a cumprir, o que melhora o planejamento e a organização dos serviços, proporcionando uma oferta de serviço mais qualificada para a população”.

“Com a contratualização, temos metas e objetivos a cumprir, o que melhora o planejamento e a organização dos serviços”, explicou Marise Gnatta Dalcuche, consultora técnica do Conass. Foto: Luan Martins/Sesacre

A contratualização é um processo essencial no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), que envolve a contratação de serviços de saúde a partir da identificação das necessidades da rede. Este processo formaliza obrigações e metas quantitativas e qualitativas de atenção à saúde e de gestão hospitalar entre o gestor do SUS e o representante legal do hospital, seja ele público ou privado. As metas são acompanhadas e avaliadas por uma Comissão de Acompanhamento composta por representantes do órgão contratante, do hospital contratualizado, dos usuários e outros.

“Estamos trabalhando com o Pronto-Socorro de Rio Branco para levantar custos e contratualizar com a Secretaria de Estado”, destacou Lúcia de Fátima Carlos, coordenadora da Rede de Urgência. Foto: Luan Martins/Sesacre

Lúcia de Fátima Carlos, coordenadora da Rede de Urgência, destacou a importância do projeto: “Estamos trabalhando com o Pronto-Socorro de Rio Branco para levantar custos e contratualizar com a Secretaria de Estado. Investir na gestão e nos profissionais é essencial para fornecer indicadores de qualidade para a população”.

“Essa consultoria é fundamental para otimizar os recursos e melhorar a eficiência dos serviços hospitalares no Acre”, comentou Pedro Pascoal. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, comentou a iniciativa: “Essa consultoria é fundamental para otimizar os recursos e melhorar a eficiência dos serviços hospitalares no Acre. Com metas claras e acompanhamento contínuo, podemos oferecer uma saúde de melhor qualidade para a nossa população”.

Este movimento busca consolidar a gestão hospitalar no Acre, garantindo que os hospitais contratualizados cumpram suas metas e obrigações, resultando em uma oferta de serviços de saúde mais eficiente e de maior qualidade para a população.

- Publicidade -
Copiar