32 C
Juruá
quarta-feira, junho 12, 2024

Europa em ebulição: o que esperar das eleições antecipadas na França?

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou no domingo (9/6) a dissolução da Assembleia Nacional e a antecipação das eleições parlamentares para o fim deste mês. Apesar de prevista no sistema parlamentarista francês, a decisão mostra como são profundas, em um dos maiores países da Europa, as eleições para o parlamento continental, nas quais o centro manteve o controle, mas a extrema direita avançou com força.

O movimento de Macron acontece após o partido da maior rival de Macron na França, Marine Le Pen, comemorar vitórias nas eleições do Parlamento Europeu. A turbulência acontece ainda em meio aos preparos paras as Olimpíadas de Paris.

Depois do avanço da extrema direita, Marine celebrou. “Estamos prontos para tomar o poder se os franceses confiarem em nós”, afirmou ela, que defende ideias nacionalistas e tem se aproximado dos trabalhadores franceses.

O resultado provisório divulgado pelo Parlamento Europeu, na noite de domingo, mostra o Rally Nacional de extrema direita, chefiado por Jordan Bardella, comandando a disputa, seguido por Renaissance, Modem, Horizons e UDI, liderada por Valérie Hayer.

- Publicidade -
Copiar