
Após receber denúncias de que uma pessoa estaria se passando por fiscal sanitário para extorquir comerciantes em troca da liberação de falsos alvarás, a Vigilância Sanitária de Cruzeiro do Sul emitiu um alerta. A coordenadora do departamento, Nazaré Dantas, disse que a denúncia foi recebida durante uma fiscalização de rotina.
Quatro ou cinco pessoas teriam relatado que foram abordadas pelo falso fiscal. “A pessoa chegava sem qualquer identificação, pedia dinheiro e prometia liberar o alvará. Se o comerciante recusasse o valor pedido, o impostor tentava negociar uma quantia menor para obter o pagamento”, contou Nazaré.
Segundo ela, os verdadeiros fiscais da Vigilância Sanitária estão sempre identificados por crachás, coletes e veículos oficiais. “Se alguém se apresentar sem essas identificações, pedimos que os comerciantes procurem imediatamente a Vigilância Sanitária ou a Secretaria Municipal de Saúde para confirmação”, alerta. Além de ficarem atentos, em casos de tentativa de fraude, os comerciantes devem se recusar a pagar o valor e procurar a polícia.
A assessora jurídica da Secretaria Municipal de Saúde, Dara Isis Bandeira, informou que a Polícia Civil foi acionada e um boletim de ocorrência foi registrado. A colaboração da comunidade é indispensável para prevenir e combater ações ilegais que prejudicam os comerciantes locais.
