Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Rio Acre estabiliza e permanece com nível elevado marcando 14,99 metros em Rio Branco
  • Marcus Alexandre anuncia pré-candidatura a deputado estadual pelo MDB
  • Friale garante fim de semana de calor com temperaturas de até 35ºC
  • Acre recebeu mais de R$ 56,5 bilhões em repasses da União em dez anos
  • Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza Ação Pré-Carnaval da Saúde no Complexo Esportivo
  • Rumo a 2026: Gladson e Mailza sinalizam aproximação estratégica com Vagner Sales e o MDB
  • Influenciador Lactea toma tacacá e acompanha clássico acreano em passagem pelo Acre
  • Kassab diz que PSD definirá candidato até 15 de abril e não descarta ‘chapa puro sangue’
  • Lauana Prado reacende rumores de reconciliação ao comentar foto da ex-noiva: ‘Te amo’
  • Zé Felipe é flagrado em clima de intimidade com mulher misteriosa; saiba quem é
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, janeiro 31
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

Justiça determina exoneração de parentes de prefeita e autoridades por nepotismo

Por Redação Jurua em Tempo12 de junho de 20243 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Em decisão proferida na última segunda-feira (10) a juíza Rosilene de Santana Souza, titular da Vara Cível da Comarca de Tarauacá, concedeu tutela antecipada em Ação Civil Pública (ACP) movida pelo Ministério Público, e assinada pelo promotor de Justiça Júlio César de Medeiros Silva, que combate a prática de nepotismo cruzado na administração pública do município.

A sentença ordena a exoneração de parentes do presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Batista, e de três secretários municipais. Entre os exonerados estão a secretária de Educação, Maria Lucicléia Nery de Lima, irmã da prefeita de Tarauacá, e a secretária de Cultura, Geânia Maria Portela Souza, prima da prefeita.

Sede da prefeitura de Tarauacá/ Foto: Google Street View

O Ministério Público do Acre (MPAC) instaurou procedimento preparatório para apurar ilegalidades na nomeação de parentes de autoridades municipais. Segundo o promotor, essas nomeações violam os princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade na administração pública.

O órgão já havia emitido uma recomendação, direcionada à prefeita Maria Lucinéia , ao vice-prefeito, à procuradora-geral do Município e ao presidente da Câmara de Vereadores, exigindo a exoneração dos parentes nomeados. No entanto, a prefeita ignorou a recomendação, mantendo as nomeações irregulares.

A juíza Rosilene de Santana Souza considerou evidentes os requisitos para a concessão da tutela antecipatória de mérito. Ela destacou que o nepotismo cruzado, visando favorecimento político, é vedado pelo ordenamento jurídico brasileiro, conforme súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal.

A ação destaca que essas nomeações resultaram de trocas de favores políticos, configurando uma rede de apoio familiar. Francisco Batista Feitoza, presidente da Câmara, é pai de Sussiane Souza Batista, assessora jurídica do gabinete da prefeita, e de Suane Souza Batista, chefe de gabinete da prefeita, além de ser esposo de Nilda das Chagas Souza, assessora especial I no gabinete da prefeita. Ele também é tio do deputado federal Jesus Sérgio, marido da prefeita.

A magistrada enfatizou a urgência em cessar a prática de nepotismo para proteger os cofres públicos e evitar pagamentos indevidos. A decisão estabelece um prazo de 30 dias para a exoneração dos envolvidos, sob pena de multa diária de R$ 1.500,00 por cargo não exonerado.

As exonerações incluem:

Sussiane Souza Batista (assessora jurídica do gabinete da prefeita)

Suane Souza Batista (chefe de gabinete da prefeita)

Nilda das Chagas Souza (assessora especial I no gabinete da prefeita)

Mackenz Oliveira dos Santos (secretário municipal de Saúde)

Maria Lucicléia Nery de Lima (secretária municipal de Educação)

Geânia Maria Portela Souza (secretária municipal de Cultura)

O prazo visa garantir a continuidade dos serviços públicos, permitindo que a administração municipal providencie substituições adequadas.

Com informações AC 24 Horas

Por: Suene Almeida, ContilNet
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.