Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Operação Pax: Polícia Civil e FICCO cumprem mais de 30 mandados contra organização criminosa no Acre
  • Mulher que teve 70% do corpo queimado em explosão durante almoço morre após 15 dias internada em Rio Branco
  • Acre tem 360 vagas de emprego em diferentes áreas nesta terça-feira (10); veja como concorrer
  • Acre pode ter chuvas fortes nesta terça-feira (10), com calor de até 32°C; veja previsão do tempo
  • Gladson diz que aliança com PL fortalece grupo político no Acre e mantém diálogo com MDB e PSDB: “Estamos de braços abertos”
  • Mailza conquista apoio do PL e aposta em aliança ampla no Acre: “Seguimos abertos ao diálogo”
  • Frota de carros elétricos e híbridos no Brasil salta 60% em 2025 e chega a 613 mil unidades
  • Não acredito que Trump tenha interesse em interferir nas eleições, diz Motta
  • Petróleo cai com aposta de que Trump encerrará guerra em breve, mas barril segue acima de US$ 90
  • Agora no União Brasil, Marçal se aproxima de Flávio Bolsonaro
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
terça-feira, março 10
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

Paciente de 67 anos é a 87ª pessoa a receber transplante de fígado no Acre

Por Redação Juruá em Tempo.14 de junho de 20243 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O dia 12 de junho de 2024 ficará marcado para sempre na história do aposentado Raimundo de Matos, de 67 anos. Há quase um ano, ele esperava por um transplante de fígado, mas após um longo período de espera por um doador compatível, o tão sonhado transplante ocorreu na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), único hospital do estado a realizar o procedimento.

A complexa cirurgia durou aproximadamente oito horas. Para a família, uma espera angustiante, mas que representa um renascimento para o paciente, e também para todos os familiares que acompanharam de perto sua jornada após descobrir um câncer no fígado. Emocionado, Raimundo não conteve as lágrimas pouco antes do procedimento e se limitou a dizer que estava “tranquilo”, por isso, quem contou um pouco sobre sua jornada foi a esposa, Dora Matos.

“Estou tranquilo”, disse o paciente agora transplantado, pouco antes da cirurgia. Na foto, o senhor Raimundo ao lado da esposa, Dora. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Ele ficou muito mal durante um tempo. Tomou um remédio e foi um processo muito longo. Então, por conta de dois caroços que ele tinha no fígado que eram muito grandes, ele não tinha condição nem de ficar na fila do transplante. Só que daí, com os medicamentos, com as dietas, com Deus em primeiro lugar – e foi Deus, não tem uma outra explicação – faz pouco mais de um ano que ele entrou na fila do transplante e depois que ele foi para a fila do transplante, essa é a terceira vez que chamaram ele, né? Porque a primeira vez a gente não teve como vir, porque a gente estava na colônia [zona rural]. A segunda vez o fígado não estava bom para transplante, e agora a gente está aqui. Não foi fácil, mas a gente chegou, graças a Deus. Hoje eu me sinto feliz, creio em Deus. Tenho certeza que vai dar tudo certo. E estou aqui. Tenho muita fé que vai dar tudo certo”, contou a esposa pouco antes de o marido entrar no centro cirúrgico da Fundhacre.

Transplante de fígado durou cerca de oito horas e foi um sucesso. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Conforme a coordenadora do Serviço de Transplantes da Fundhacre, Valéria Monteiro, o paciente está se recuperando bem, conforme o esperado. “É com muita alegria que realizamos mais esse transplante. O senhor Raimundo está se recuperando bem, conforme o esperado, e continua sob os cuidados da equipe na UTI e em breve terá alta médica pra retomar sua vida”, pontuou Monteiro.

A presidente da Fundhacre, Ana Beatriz Souza, reforça a importância da doação de órgãos. “O programa de transplantes do governo do Estado é uma das maiores ferramentas de transformação nas vidas das pessoas e muito nos orgulha o trabalho que é feito pela equipe. São 87 pessoas cujas vidas foram transformadas até aqui somente no transplante de fígado, e com a bênção de Deus e a solidariedade das famílias, que consentem com a doação de órgãos, iremos continuar avançando para ajudar cada vez mais pessoas a terem de volta sua qualidade de vida”, destaca a presidente.

Atualmente, a Fundhacre realiza transplantes de fígado, córnea e foi habilitada recentemente para realizar transplantes de rim. São 96 transplantes renais, 329 transplantes de córnea e, com o transplante do paciente Raimundo Matos, chega a 87 o número de transplantes hepáticos realizados, totalizando 512 procedimentos. Desta forma, o Acre segue se consolidando como referência na região, atendendo não apenas acreanos, mas pacientes de todo o Brasil e exterior, referenciados via Sistema Único de Saúde.

Por: Agnes Cavalcante.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.