Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Brasil abriu mais de 500 mercados internacionais para o agro desde 2023
  • Tudo pronto para o 1º lançamento comercial de um foguete no Brasil
  • Mega-Sena sorteia nesta terça-feira (16) prêmio acumulado em R$ 52 milhões
  • Moraes pede aos Estados Unidos extradição de Ramagem
  • Mais de 900 instrutores estão credenciados para emissão da nova CNH no Acre
  • Acre ocupa 19ª posição em ranking nacional de obesidade infantil, aponta levantamento
  • Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
  • Terça-feira (16) será quente no Acre, com previsão de chuvas intensas e temporais
  • Onda polar traz chuvas intensas e queda de temperatura no Acre a partir de terça-feira
  • Com recursos de Barbary, Porto Walter terá 3 km de de micro evestimento asfáltico
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
terça-feira, dezembro 16
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque 2

Presidente da OAB no Acre defende que advogados tenham direito a andar armados

Por Redação Juruá em Tempo.4 de junho de 2024Updated:5 de junho de 20242 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Uma proposta do presidente da OAB nacional, Beto Simonetti, propõe que os advogados passem a ter porte e andem armados. A ideia deverá ser debatida no Congresso Nacional nos próximos dias.

Simonetti passou a defender a ideia depois do registro de assassinatos de advogados em todo o país, principalmente no Rio de Janeiro. O líder da OAB nacional defende a ideia com a justificativa de que magistrados e promotores de justiça têm o benefício e que o alcance aos advogados seria uma equiparação de direitos.

Diante desse cenário, o presidente da OAB-AC (Ordem dos Advogados Seccional Acre), Rodrigo Ayache, pronunciou-se na manhã desta terça-feira, 04, e afirmou que a entidade e ele em particular apoiam a proposta de Simonetti.

Para o presidente da OAB-AC, o porte de armas para a advocacia há muito tempo é discutida não somente como uma forma de defesa, mas como uma equiparação de direitos entre aqueles que compõem o sistema de justiça.

“Por exemplo, a magistratura e os membros do Ministério Público detém o direito ao porte de suas armas estabelecido em lei própria, que os garante uma defesa pessoal inerente de suas atividades, isso sem contar que são instituições dotadas de segurança institucional, o que lhes garante a proteção necessária para o desempenho de suas funções”, disse.

Segundo ele, a classe está sujeita aos mais diversos riscos e tem se tornado cada vez mais perigosa. “Embora desempenhe um papel fundamental na relação triangular da justiça, nunca teve tal garantia estabelecida, sujeitando advogados e advogadas de todo país aos mais diversos riscos, inerentes de uma atividade cada vez mais perigosa, como temos testemunhado recentemente, com vários homicídios de advogados ocorrendo em razão de sua profissão em vários estados”, destacou Ayache.

“Defendo que este seja um direito garantido aos membros da advocacia, tão vulneráveis aos mais diversos riscos. Isso lhes daria não um nível de proteção ideal, mas lhes concederia a oportunidade de exercer uma defesa qualificada, frente a qualquer ameaça que se apresente à sua vida”, mencionou o presidente da OAB-AC, acrescentando que a advogada ou o advogado atenda aos requisitos legais para possuir e portar uma arma.

Caso a proposta seja transformada em lei, o número de advogados aptos a usarem armas no Acre é de no mínimo 4 mil pessoas. O Brasil tem 1,3 milhão de advogados.

Por: Redação O Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.