27.5 C
Juruá
segunda-feira, julho 15, 2024

Profissionais de saúde de Guajará (AM) participam de capacitação sobre o novo tratamento da malária

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Nesta quinta-feira, 27, cerca de 50 profissionais de saúde participaram do treinamento para testagem de G6PD e algoritmo de tratamento da malária, no auditório da Secretaria de Saúde do município de Guajará (AM).

Durante a manhã, os profissionais receberam o treinamento de equipe em testagem de G6PD – teoria e prática, e à tarde aconteceu o treinamento de equipe em manejo clínico da malária, ambos promovidos pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o consultor técnico Pablo Fontoura, o intuito da capacitação é disseminar conhecimento a respeito de um tratamento inovador envolvendo a tafenoquina no tratamento da malária vivax, para que ocorra uma posterior implementação.

“A capacitação tripartite possui como objetivo promover o treinamento da testagem de G6PD, que é uma testagem obrigatória para a implementação de mais um teste, sendo uma inovação para o diagnóstico da malária. Por isso, nós objetivamos capacitar os profissionais de saúde dos municípios, dos estados e dos Dsei’s”, destacou o consultor do MS.

Diante do exposto, a infectologista Sirlei Lobato, destacou a importância da capacitação como forma de obter maiores conhecimentos do assunto. “Esse evento vem agregar e trazer uma nova tecnologia, que seria a implementação do uso de uma nova medicação para a malária. Por isso, é muito importante que todos os profissionais de saúde se apropriem desse conhecimento, porque é um fator a mais de proteção ao paciente”, disse ela.

- Publicidade -
Copiar