
Os dados do painel do Observatório de Análise Criminal de uma plataforma do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Ministério Público do Acre, constam que o uso de armas brancas superou, em maio, as armas de fogo nas mortes violentas intencionais no Acre.
De acordo com a definição da Wikipedia, a arma branca refere-se a um objeto que possa ser utilizado agressivamente, para defesa ou ataque, mas cuja utilização normal é outra, geralmente para trabalho. Machados, facas e martelos são armas brancas; já outras armas como pistolas e rifles, por exemplo, não se incluem nessa categoria, pois são armas de fogo e a sua finalidade primária é ferir um oponente.
Neste mesmo mês, o Acre registrou nove MVIs, sendo que 44,44% foram executados por meio de armas brancas e 33,33% com armas de fogo. Outros instrumentos somaram 22,22%. Dessa forma, os municípios que apresentaram maior ocorrência de assassinatos em maio foram Rio Branco e Acrelândia, sendo que 100% das vítimas são homens, em geral jovens de 22 a 44 anos.
Segundo o painel do MP, os números podem mudar, já que vários casos constam como crimes a serem apurados. Apesar disso, instrumentos como a faca e outros estão sendo cada vez mais usados para cometer assassinatos no Acre.