30.7 C
Juruá
sexta-feira, julho 19, 2024

Abrem vagas durante a madrugada e Acre amanhece com 4 vagas de UTI

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

O painel de monitoramento de leitos da Secretaria de Estado de Saúde do Acre informa na manhã desta terça-feira (9) que estão disponíveis 4 leitos de Unidade de Terapia Intensiva no estado. Todas as vagas são para Rio Branco.

De acordo com as informações, dos 27 leitos de UTI no Pronto-Socorro de Rio Branco, uma está disponível. Na Fundação Hospital do Acre (FUNDHACRE), dos 18 leitos, três estão vagos. Estão lotados o Hospital Santa Juliana (20 leitos) e o Hospital Regional do Juruá (10 leitos).

Na segunda-feira (8), a SESACRE emitiu nota explicando que a taxa de ocupação de leitos é um indicador dinâmico e de alta rotatividade, e disse que a pasta implementou novos fluxos no Pronto-Socorro para otimizar o atendimento aos pacientes, como a abertura da Sala Vermelha e o fortalecimento da Sala de Cuidados Intermediários (SEC).

O comunicado diz ainda que a taxa de disponibilidade de leitos no estado é de 1,7 por 100 mil habitantes, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda-se a disponibilidade de 1 a 3 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes, o que evidencia que o número do Acre está em conformidade com as diretrizes da OMS.

Veja a nota completa:

Nota sobre a taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado do Acre

A taxa de ocupação de leitos de UTI é um indicador dinâmico e crucial na gestão da saúde pública. Reconhecendo a alta rotatividade de leitos, o Estado do Acre implementou novos fluxos no pronto-socorro para otimizar o atendimento aos pacientes. Entre as medidas adotadas, destaca-se a abertura da Sala Vermelha e o fortalecimento da Sala de Cuidados Intermediários (SEC).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda-se a disponibilidade de 1 a 3 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes. Atualmente, o Acre dispõe de 146 leitos de UTI, distribuídos entre UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal, resultando em uma média de 1,7 leitos por 10 mil habitantes. Este número está em conformidade com as diretrizes da OMS, mas ainda buscamos aprimorar a capacidade de atendimento.

Para melhorar ainda mais a oferta de leitos de UTI, o estado está adotando novas estratégias. Um exemplo é a reforma da UTI da Fundação Hospitalar, cuja conclusão está prevista para o final deste mês, o que resultará na entrega de mais 10 leitos de UTI.

Além disso, garantimos que todo paciente que chega ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB) e apresenta critérios de gravidade, necessitando de admissão em UTI, recebe todos os cuidados necessários na SEC até que seja possível a transferência para a Unidade de Terapia Intensiva.

Essas ações demonstram o compromisso do governo do estado em oferecer um atendimento de saúde de alta qualidade, garantindo que todos os cidadãos recebam os cuidados necessários de maneira eficiente e tempestiva.

Secretaria de Estado de Saúde do Acre

  • Fonte: AC24horas.
- Publicidade -
Copiar