30.7 C
Juruá
sexta-feira, julho 19, 2024

Com o fim da greve dos docentes, aulas na Ufac já têm data para retorno

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Com o encerramento da greve dos docentes da Universidade Federal do Acre (Ufac), o Conselho Universitário (Consu) realizou reunião, nesta terça-feira, 9, para discutir a reprogramação do calendário acadêmico dos cursos de graduação para o ano letivo de 2024.

No entanto, a primeira proposta a ser apresentada na reunião do Conselho não agradou boa parte dos alunos, isto porque a sugestão do calendário acadêmico apresentada previa que as férias dos docentes ocorressem apenas em fevereiro de 2025 – como se fosse na metade do semestre letivo de 2024-, após as primeiras avaliações, as chamadas N1, “quebrando ao meio” o semestre por 45 dias.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) se manifestou, através das redes sociais, contra a proposta e solicitando reorganização do calendário a fim de buscar uma solução que não prejudique os estudantes.

Após um intenso debate na reunião do conselho universitário, o DCE publicou uma nota na tarde desta terça-feira, 9, relatando a vitória dos estudantes no reajuste das datas.

“Convencemos o conselho a aprovar uma modificação na data das férias dos professores e a suspensão da interrupção do semestre letivo. Com a decisão, garantimos a conclusão dos dois semestres de graduação (2024.1 e 2024.2) antes das férias coletivas e a realização da DPLE em abril e maio de 2025”, declarou a gestão Atuação do DCE/UFAC.

Com base nisso, os alunos ingressantes do segundo semestre, Sisu 2024, terão início das suas aulas em novembro, com término previsto para o dia 19 de abril de 2025.

Diante da nova organização do calendário acadêmico, as aulas para todos os alunos da instituição retornam na próxima segunda-feira, 15 de julho.

Confira o novo calendário acadêmico da Universidade Federal do Acre:

  • Fonte: A Gazeta do Acre,
- Publicidade -
Copiar