Nas últimas 24 horas, o Corpo de Bombeiros atendeu oito ocorrências, sendo que algumas delas poderiam ter causado grandes danos. Esses números mostram o aumento significativo dos focos de incêndios e queimadas na região do Juruá, especialmente por conta do baixo índice de chuvas.

De acordo com o órgão, o número de ocorrências atendidas de janeiro até o momento já chega a quase 150. Para combater e prevenir esses incêndios, o Corpo de Bombeiros conta com o apoio da Prefeitura, da Secretaria de Meio Ambiente e do Ministério Público.
O MP, além de atuar junto nas operações, é responsável por aplicar as multas relacionadas aos incêndios. “Estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, o Ministério Público e as prefeituras. Temos realizado muitas ações preventivas, incluindo a formação de brigadas, palestras, recomendações nas áreas urbanas e rurais,” informou o tenente.
A colaboração entre as diversas instituições tem sido fundamental para minimizar os danos causados pelos incêndios e proteger a população e o meio ambiente. Contudo, os militares pedem que a população colabore, seguindo as orientações de prevenção e reportando imediatamente qualquer foco de incêndio.
Além disso, estão sendo realizadas operações de combate a incêndios florestais em cinco municípios da região do Juruá, sendo eles Marechal Thaumaturgo Porto Walter, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves.