34.6 C
Juruá
segunda-feira, julho 15, 2024

Governo do Estado apresenta proposta de cooperação entre zonas econômicas especiais do Acre e Peru

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), apresentou na manhã de hoje, 8, em Rio Branco, uma proposta de cooperação entre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e as zonas econômicas especiais do Peru. A estratégia é vista a nível global, como estímulo ao crescimento econômico, mediante a atração de investimento e fomento à indústria.

“Apresentamos o projeto da ZPE ao almirante Carlos Tajeda, que gerencia os trabalhos de construção do Porto de Chancay, pela Cosco Shipping. Essa ação vem sendo trabalhada desde a nossa visita a Lima, a participação na Expoalimentaria, uma série de alinhamentos que podem aperfeiçoar o caminho e o futuro mais exitoso do desenvolvimento do nosso estado”, analisou Mesquita.

Governo do Acre apresentou projeto da ZPE para a maior empresa de navegação da China, a Cosco Shipping. Foto: Jairo Carioca

Em entrevista coletiva, o gerente-general adjunto da Cosco Shipping, almirante Carlos Tajeda, falou sobre as Zonas Económicas Especiais (ZEE) de comércio no Peru que, segundo ele, constituem o espaço ideal para a instalação de empresas nacionais que desenvolvam atividades industriais, logística, armazenamento, serviços de reparação e manutenção de mercadorias.

“Essa relação vem sendo construída desde o ano passado. Estamos levando essa proposta para o Conselho da Cosco Shipping. O Acre é visto no mundo como grande potencial para estreitar essa logística de transportes marítimos, e a ZPE é estratégia para essa rota”, disse Tajeda.

General adjunto da Cosco Shipping elogiou proposta de crescimento da economia do Acre por meio da atração de investimentos internacionais. Foto: Clemerson Ribeiro

A Cosco Shipping é a maior empresa de frente marítima da China, uma das maiores do mundo na área de transportes e gestão de portos. Ainda de acordo Tajeda, a conclusão da primeira etapa, prevista para o mês de novembro, entregará um cais com 6 km e 5 berços para carga a granel e 11 contêineres.

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga, o momento é impar para o estabelecimento de novas relações comerciais que venham alavancar a economia. “A Assembleia apoia todas as iniciativas que visem o desenvolvimento. A presença da Cosco Shipping no Encontro Trinacional reforça todo o esforço do Estado e o compromisso com nossas empresas na atração de investimentos”, disse Gonzaga.

Encontro Trinacional

A Cosco Shipping participa do Encontro Trinacional da Integração Rota Quadrante Rondon que acontece nos dias 9 e 10 de julho, no auditório do Sebrae, em Rio Branco. Ainda pelo Peru, estão confirmadas as presenças de representantes da Associação de Exportadores (Adex-PE), e da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sulamericana (IIRSA-Sul).

- Publicidade -
Copiar