27.5 C
Juruá
segunda-feira, julho 15, 2024

Projeto de limpeza recolhe mais de meia tonelada de lixo em praias de Cruzeiro do Sul

Por Nicolle Araújo, dO Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Nesta quinta-feira, 4, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul realizou a ação “Praia Linda é Praia Limpa”, visando garantir um ambiente mais limpo e seguro para os banhistas durante o período de verão amazônico. Escolas de ensino médio e a Marinha do Brasil, também colaboraram com a limpeza, reforçando a importância da preservação ambiental. Mais 672 kg de lixo já foram coletados.

Na ação, que se estendeu pelas praias do Polo Naval, da Boca do Moa, do Moa e do Igarapé Preto, foram recolhidas principalmente garrafas de vidro, que são um grande risco para a segurança dos banhistas. instalação de lixeiras em pontos estratégicos das praias, para facilitar a coleta e o descarte correto do lixo.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Igor Neves, o objetivo foi coletar cerca de meia tonelada de lixo. “Hoje estamos aqui na praia da Várzea, às margens do Rio Juruá, onde essa programação se estenderá por essas praias, que são as mais movimentadas”, disse o secretário.

A escola Dom Henrique Ruth desenvolveu o projeto “Ecotopia”, que teve papel fundamental na ação. “O nosso objetivo com este projeto é trabalhar para alcançar melhorias no meio ambiente e evitar que o lixo e outros resíduos descartados inadequadamente prejudiquem o nosso futuro”, afirmou Ana Letícia, aluna do terceiro ano e representante do projeto, que também destacou a importância da participação dos alunos.

Além disso, segundo o Capitão Adson, da Agência Fluvial de Cruzeiro do Sul, o objetivo principal da marinha é prevenir a poluição hídrica e sensibilizar a população sobre a importância do meio ambiente para a sobrevivência. “Os rios locais são fundamentais, pois banham a cidade e servem de meio de transporte e subsistência para muitas pessoas. Por isso, é crucial manter limpo o ambiente onde circulamos. Dentro dessa realização do trabalho, observamos que a população local está enfrentando um alto nível de poluição. Já recolhemos uma grande quantidade de sacos de lixo como resultado disso”, explicou o capitão.

Vale ressaltar que a conduta de jogar lixo nas praias é tipificada como crime ambiental, com punições previstas na legislação.

- Publicidade -
Copiar