34.6 C
Juruá
segunda-feira, julho 15, 2024

Projeto Social realiza rifa solidária para custear gastos com tratamento de jovem com anemia falciforme

Por Wellington Vidal, da Gazeta do Acre

- Publicidade -

Walisson Oliveira do Nascimento, 13 anos, é um jovem diagnosticado com anemia falciforme aos seis meses. Desde então, o pequeno tem enfrentado diversos problemas de saúde decorrentes da doença, como complicações cardíacas, pulmonares, epilepsia, necrose e artrose.

Diante da situação, através do projeto social Coração Solidário, em 2022, Walisson recebeu ajuda na busca por um transplante de medula óssea, especificamente o transplante haploidêntico. Felizmente, Sabrina, irmã de Walisson, foi compatível com ele.

No entanto, a vulnerabilidade social da família de Wallison torna a situação complicada. A mãe, solo, é impossibilitada de trabalhar devido ao tratamento do filho. Foi quando o projeto coração solidário interveio mais uma vez.

Isabelle Araújo, presidente do projeto e amiga da família e conhecendo a sua realidade, contou que buscou ajuda de parceiros do projeto para realizar uma rifa solidária em prol do tratamento do jovem.

Atualmente, Walisson e sua mãe estão em São Paulo para iniciar o tratamento e para que o adolescente seja submetido ao transplante no Hospital do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAAC). A família conseguiu as passagens via Tratamento Fora de Domicílio (TFD), um instrumento legal que visa garantir, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento de média e alta complexidade a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem.

Foto: cedida

“O procedimento é arriscado, mas a expectativa é que melhore a condição do coração, interrompa o avanço da necrose e alivie as crises de dor, que atualmente o fazem ficar internado por 20 a 30 dias, necessitando de grandes quantidades de morfina para controlar a dor”, relata Isabelle.

A rifa solidária está custando R$10 e vale cinco prêmios: um óculos de sol, patrocinado pela Josy Óticas; um kit Eudora, da Amei presentes; um relógio feminino Champions; um fone de ouvido e um Smart Watch D20+, da Divino Acessórios. O número pode ser adquirido por meio da chave pix: [email protected], dúvidas os interessados podem entrar em contato através do número, (68) 9 9912-2404.

- Publicidade -
Copiar