Na última segunda-feira, 29, a reumatologista Talita Ribeiro, havia informado no programa Médico 24 Horas, que dois medicamentos utilizados no tratamento de lúpus e câncer estão em falta no Centro de Referência de Medicamentos Especiais da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).
Ribeiro relatou que o Acre tem tido dificuldade para lidar com o volume de pacientes lúpicos e que faltam até remédios. “A gente tem um pouco de dificuldade, acesso a algumas medicações, como, por exemplo, a Ciclofosfamida, que é uma quimioterápica que a gente usa muito na nefrite lúpica e a gente não tá tendo já tem um tempo pelo SUS”, afirmou a reumatologista.
Em uma matéria do publicada pelo jornal “ac24horas” no instagram, populares descreveram também a falta da Cloroquina, que é usada no combate ao lúpus. “Faz 5 meses que não tem na farmácia do SUS, vergonhoso”, escreveu uma internauta, Francisca Santos.
Dessa forma, a assessoria da Secretaria de Saúde do Acre confirmou a veracidade das informações, informando a falta da Ciclosfosfamida e Cloroquina. Felizmente, já foi firmada dispensa de licitação para a reposição dos medicamentos.