Início / Versão completa
COTIDIANO

Acre ocupa 2º lugar em ranking de criação de empregos por micro e pequenas empresas em junho

Por Redação O Juruá em Tempo. 12/08/2024 14:26
Publicidade

Um levantamento feito pelo Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), demonstrou que entre janeiro e junho, os pequenos negócios geraram 2.420 mil novos postos de trabalho no Acre. Esse número representa a 2ª posição no ranking nacional.

Publicidade

Somente em junho, das mais de 201,7 mil vagas criadas pelo país, as micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis por 115,9 contratações (57,5%), com destaque para os setores de Serviços (49.018 vagas), Comércio (27.443 empregos) e Construção (com 18.753).

Com saldo de 629 postos de trabalho o Acre se destacou no comparativo entre os estados. De acordo com o gerente de Desenvolvimento do Ambiente de Negócios do Sebrae no Acre, Marcelo Macedo, o fomento ao empreendedorismo faz com que os pequenos negócios se fortaleçam e consigam expandir, gerando mais empregos e renda.

“O boletim demonstra bons números em relação ao saldo de empregos gerados e isso destaca a grande importância das MPE para a geração de novos postos de trabalho. Esses dados reforçam o comprometimento do Sebrae em fortalecer o empreendedorismo, auxiliando os empreendedores em diversos âmbitos, e assim desenvolver o ambiente de negócios e a economia local”, disse o gerente.

Publicidade

O levantamento feito pelo Sebrae demonstra que a geração de empregos no mês de junho no Acre aconteceu principalmente nos setores de Serviços (228), Construção (193) e Comércio (136), seguindo a tendência nacional.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os dados reforçam a importância dos pequenos negócios para a economia brasileira, que já são cerca de 95% das empresas abertas e são responsáveis por 30% do Produto Interno Bruto (PIB).

“Uma notícia maravilhosa para ser observada pelo povo brasileiro. Estamos vivendo o inusitado na economia brasileira: a geração de empregos no país, este ano, já praticamente duplica o acontecimento do ano passado. O Brasil voltou a ser do povo brasileiro”, assegura.

De acordo com Décio Lima, para garantir mais possibilidades de crescimento do setor, a instituição tem atuado, junto ao Governo Federal, para ampliar o acesso das micro e pequenas empresas ao crédito por meio do programa Acredita.

“Via Fundo de Aval para Micro e Pequena Empresa (Fampe), 29 instituições bancárias estão aptas a ofertar os recursos que foram possibilitados com o aporte de R$ 2 bilhões do Sebrae e que vão viabilizar R$ 30 bilhões em crédito nos próximos três anos. No Acre, atuam com o Fampe a Caixa Econômica Federal, o Sicoob e o Sicredi”, explica ele.

  • Fonte: g1 AC.
Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.