O governo Lula, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), realizou investimentos significativos na BR-364 no Acre, em 2024, destinando aproximadamente R$ 600 milhões para obras de manutenção e reparos na rodovia. Recentemente, foram assegurados mais R$ 210 milhões para continuar os trabalhos até o final do ano.
O superintendente do DNIT no Acre, Ricardo Araújo, informou que, durante os meses de junho e julho, houve um foco no macadame, uso de pedras, em diversos trechos da rodovia. “Estamos concluindo agora o trecho que vai da saída do aeroporto, em Rio Branco, até o Bujari, fechando o macadame hidráulico e asfalto. Também fizemos sete quilômetros de macadame logo após a ponte do Caeté, o que já nos permitiu realizar um bom trabalho em Sena Madureira.”
Araújo destacou que o trecho entre Bujari e Sena Madureira foi recapeado e atualmente está melhor para os motoristas que trafegam na região. “Conseguimos realizar um trabalho muito bom, e você pode andar com mais segurança na estrada. Trabalhamos para que isso se mantenha durante o inverno, período de chuvas no Acre”, afirmou. Além disso, entre Sena Madureira e Manoel Urbano, está sendo feito um trabalho de troca de solo profundo, para garantir a durabilidade da rodovia também durante o período chuvoso.
No trecho entre Feijó e Tarauacá, o DNIT está operando com três frentes de trabalho, focando em tapa-buracos e remendos profundos. Ricardo Araújo informou que ainda há cerca de trinta a quarenta quilômetros com condições ruins, mas que o objetivo é reduzir os problemas até o mês de setembro e realizar a limpeza necessária para evitar acúmulo de água no inverno.
No trecho de Liberdade até Cruzeiro do Sul, Araújo destacou que as condições estão boas, e a ponte de Tarauacá já tem oitenta por cento das fundações concluídas. A previsão é que a ponte esteja totalmente pronta até março de 2025.
Ricardo Araújo detalhou a licitação dos novos lotes entre Sena Madureira e Feijó, ressaltando a importância dessa etapa para o avanço das obras na BR-364. “Já licitamos os lotes que ficam entre Sena Madureira e Feijó. A empresa vencedora foi definida no final de julho e início de agosto. Esses lotes, identificados como lote 66, vão permitir que realizemos aproximadamente 70 km de macadame no próximo ano. Isso representa uma etapa importante para a rodovia, garantindo que no próximo período de chuvas, esses trechos estejam em condições de suportar o tráfego sem grandes problemas.”