O Ministério Público do Acre (MPAC), através do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), está alertando os acreanos sobre um novo golpe financeiro que tem ocorrido no estado, conhecido como o golpe da “falsa facção”. Nesse esquema, os criminosos entram em contato com as vítimas fingindo ser membros de uma facção criminosa e tentam extorquir dinheiro por meio de ameaças e intimidações.
Os golpistas utilizam informações pessoais das vítimas, obtidas em fontes abertas e redes sociais, para conferir credibilidade às suas ameaças. Muitas vezes, eles recorrem a fotos de familiares encontradas nas mídias sociais para ameaçar sequestros e até assassinatos, intensificando o clima de medo para conseguir o que desejam.

Para evitar cair nesse golpe, o Gaeco orienta a população a desconfiar de ligações suspeitas, desligar imediatamente se receber uma chamada ameaçadora e bloquear o número. O órgão também recomenda nunca fornecer dados pessoais ou financeiros por telefone e, em caso de contato suspeito, acionar a polícia, informando o número utilizado pelos criminosos e a chave Pix fornecida por eles. Além disso, o MPAC sugere que as pessoas evitem expor detalhes da vida pessoal nas redes sociais, limitando o acesso ao perfil apenas para amigos e familiares.

