Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Em alta

Mototaxista atropelado por caminhonete faz apelo por ajuda financeira nas redes sociais

12 de julho de 2025

Influenciador acreano pede ajuda para entrar no Rancho do Maia: “Oportunidade grande”

12 de julho de 2025

No Acre, Michelle Bolsonaro pede anistia a presos do 8/1 e diz que Brasil caminha para uma ditadura

12 de julho de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Mototaxista atropelado por caminhonete faz apelo por ajuda financeira nas redes sociais
  • Influenciador acreano pede ajuda para entrar no Rancho do Maia: “Oportunidade grande”
  • No Acre, Michelle Bolsonaro pede anistia a presos do 8/1 e diz que Brasil caminha para uma ditadura
  • Jovem fica gravemente ferida após colisão entre motos em cruzamento movimentado de Rio Branco
  • Expositores do Peru e da Bolívia precisarão comprovar vacinação para participar da Expoacre 2025
  • Michelle Bolsonaro participa de encontro do PL Mulher em Rio Branco
  • Coronel Ulysses volta a denunciar perseguição contra produtores e responsabiliza Marina Silva e Jorge Viana por avanço abusivo do ICMBio
  • Traficante é preso em ação integrada das polícias Civil e Militar em Marechal Thaumaturgo
  • Ação conjunta identifica agressão a animal em comunidade rural de Mâncio Lima
  • Homem é preso por posse ilegal de arma em operação policial em Marechal Thaumaturgo
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, julho 13
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Brasil

STF faz primeira audiência de conciliação sobre marco temporal

Por Redação Juruá em Tempo.5 de agosto de 20242 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta segunda-feira (5) a primeira audiência da comissão de conciliação que vai tratar das ações que envolvem o marco temporal para demarcação de terras indígenas. Os trabalhos devem começar às 14h, no plenário da Segunda Turma da Corte.

A audiência foi convocada pelo ministro Gilmar Mendes, relator das ações protocoladas pelos partidos  PL, PP e Republicanos para manter a validade do projeto de lei que reconheceu o marco e de processos nos quais entidades que representam os indígenas e partidos governistas contestam a constitucionalidade da tese.

Além de levar o caso para conciliação, Gilmar Mendes negou pedido de entidades para suspender a deliberação do Congresso que validou o marco, decisão que desagradou aos indígenas. A previsão é que as reuniões prossigam até 18 de dezembro deste ano.

Audiência

O ministro também fixou o número de representantes que o Congresso e as entidades que atuam na proteção dos indígenas terão na comissão. A Articulação dos Povos Indígenas (Apib) terá seis representantes.

A Câmara dos Deputados e o Senado terão três membros cada um. O governo federal terá quatro representantes, que deverão ser indicados pela Advocacia-Geral da União (AGU), os ministérios da Justiça e Segurança Pública e dos Povos Indígenas, além da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Os estados terão dois membros, que serão indicados pelo Fórum de Governadores e o Colégio Nacional de Procuradores de Estado. Os municípios deverão indicar um membro, a partir de consenso entre a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

Tese

Pela tese do marco temporal, os indígenas somente têm direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.

Em dezembro do ano passado, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei que validou o marco. Em setembro, antes da decisão dos parlamentares, o Supremo decidiu contra o marco. A decisão da Corte foi levada em conta pela equipe jurídica do Palácio do Planalto para justificar o veto presidencial.

Por: Agência Brasil.
Publicidade
Últimas Notícias
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.