40.9 C
Juruá
terça-feira, outubro 15, 2024

Acre registra três mortes por meningite em 202 e dois óbitos estão sob investigação

Por Nicolle Araújo, dO Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre), através da Área Técnica da Vigilância das Meningites, nesse ano de 2024, já foram confirmados três óbitos por meningite no Acre, sendo um em Rio Branco, um em Tarauacá e outro em Sena Madureira. Mais dois casos fatais estão em investigação.

Conforme os dados, até o dia 5 de setembro de 2024 foram notificados 33 casos suspeitos de meningite, dos quais nove foram confirmados. Entre esses, três mortes foram registradas, todas por meningite bacteriana, sendo dois em Rio Branco e um em Sena Madureira.

Além disso, dois óbitos recentes, que ocorreram na capital, continuam sob investigação, aguardando o encerramento do processo clínico e laboratorial para a confirmação da causa.

Conforme o boletim da Sesacre, de 2019 a 2024, o Acre registrou um total de 26 mortes causadas pela meningite. Em 2023, o Acre registrou 80 casos suspeitos da doença, com 14 confirmados e sete mortes, configurando uma letalidade de 50%.

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por diferentes agentes infecciosos, como vírus, bactérias, fungos e outros patógenos. A faixa etária mais atingida é a de menores de um ano, com dois dos três óbitos confirmados no estado ocorrendo em bebês. Além disso, um óbito foi registrado na faixa etária de 5 a 9 anos.

- Publicidade -
Copiar