Na última semana, uma equipe do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), com o apoio do Batalhão ambiental da PMAC – BPA, realizaram em torno de 20 notificações para esclarecimentos de supostas práticas lesivas ao meio ambiente no município de Cruzeiro do Sul e região.
A maior incidência das ações e multas aconteceu na região do ramal 02, 03 e adjacências, sendo destacado no ramal 02 uma quantidade maior de crimes ambientais na região do Ramal do Manã, zona rural de Cruzeiro do Sul.
Essas notificações funcionam da seguinte forma: O indivíduo é notificada pela equipe em campo, e é dado um prazo para ela se apresentar pessoalmente ao órgão para esclarecer o que foi apurado pelo agente em campo, podendo ocasionar em multas, advertências e demais sanções administrativas previstas nas leis que regem as fiscalizações ambientais.
Assim, a operação também foi realizada nos municípios de Mâncio Lima e Rodrigues Alves, onde estiveram em campo as equipes do IMAC (2 de Cruzeiro do Sul e 1 de Rio Branco) e 2 equipes do Batalhão ambiental (1 de Rio Branco e 1 de Cruzeiro do Sul), totalizando cerca de 15 agentes do IMAC e 5 do BPA desempenhando suas funções todos os dias. Uma destas equipes ficaram na região urbana efetivando trabalhos de educação ambiental, ações em escolas, mercados e outros.
Nesse contexto, é possível destacar ainda o apoio da Polícia Militar nessas fiscalizações, tendo em vista os perigos enfrentados pelos agentes do IMAC, muitas vezes atuando em áreas com presença de facções criminosas,fazendo-se primordial a presença e a segurança da polícia para que o trabalho seja devidamente realizado.
Ao final da operação, foram totalizados 11 autos de infração – multa simples, 10 embargos, 01 apreensão de madeira de 15,25m3, 01 termo de depósito e 137,19 hectares de áreas embargadas, calculando R$1.363.220,00 reais.