No último domingo, 16, a CBVida deu continuidade à série de palestras em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à intensificação da conscientização sobre a prevenção do suicídio e à valorização da vida.
Kemesson Santana foi o psicólogo que conduziu a sessão, destacando como esse tema evoca questões filosóficas e éticas profundas, sendo ressaltado o valor intrínseco da vida e a responsabilidade coletiva em oferecer suporte nesse contexto crítico.
Durante a palestra, foram abordados e desmistificados diversos equívocos comuns sobre o suicídio, como a crença de que “se alguém deseja se suicidar, nada pode ser feito para ajudar” ou que “o suicídio é uma decisão rápida e impulsiva” e ainda a ideia de que “o suicídio é um ato de fraqueza”.
Nesse sentido, o psicólogo esclareceu que, muitas vezes, o suicídio é o resultado de um sofrimento prolongado e de uma sensação acumulada de desesperança, não simplesmente um impulso momentâneo ou uma fraqueza de caráter.
A palestra foi concluída com uma ênfase na importância dos Primeiros Socorros Psicológicos (PSP). Esses métodos incluem um conjunto de técnicas e intervenções destinadas a oferecer suporte psicológico inicial, com destaque para a importância do acolhimento e da empatia.
Por fim, o psicólogo concluiu o momento com uma reflexão poderosa, pareafraseando Benjamin Disraeli: “O maior bem que você pode fazer por outra pessoa, seria caminhar juntos, não para mostrar sua riquezas, mas revelar a ela sua própria riqueza.”