Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. Nesse mês, fala-se em como identificar os sinais e incentivar as pessoas a buscar ajuda. A Comunidade Batista Vida de Cruzeiro do Sul iniciou uma ação em alusão à causa, oferecendo ajuda e conhecimento sobre o tema.
Em todos os domingos de setembro, durante os cultos, haverá um psicólogo falando sobre a prevenção ao suicídio. Nesse dia 08, a campanha iniciou-se, com a presença da psicóloga Amanda Lima.
Amanda destacou a importância da abordagem desse tema por parte da igreja. “Sabemos que esse assunto é envolto de tabus, e a igreja, como qualquer outra instituição, precisa estar preparada para receber essas pessoas e acolher da melhor maneira possível, entendendo que doenças mentais existem, assim como qualquer outra doença física, entendendo que depressão não é frescura e nem falta de Deus, e que cada um de nós podemos fazer a nossa parte identificando aquelas pessoas que estão precisando de ajuda, e incentivá-las a procurar ajuda profissional sem julgamentos”, disse a psicóloga.
O pastor Alex Soares também falou sobre a iniciativa. “Nós precisamos abrir os nossos olhos em relação a isso, saber como agir com uma pessoa depressiva, que dá sinais de suicídio, ou até mesmo aquela pessoa que está passando por isso, saber como agir e procurar ajuda. A nossa vida importa. Ela importa tanto, que Jesus morreu por ela”, finalizou.