28.4 C
Juruá
quarta-feira, novembro 13, 2024

Mâncio Lima avança na luta contra a malária e apresenta redução de 70% nos casos

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

O município de Mâncio Lima, no Acre, obteve uma redução significativa nos casos de malária em 2024, com queda de 69% em relação ao ano anterior. Até setembro, foram registrados 323 casos, contra 1.295 em 2023, conforme destacado no Malariômetro Digital e relatórios epidemiológicos. Esse resultado foi alcançado por meio de medidas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento rápido.

Francisco Melo, gerente de endemias de Mâncio Lima, atribui o sucesso a uma série de ações estratégicas e à colaboração da população, que tem seguido orientações preventivas, como o uso de mosquiteiros impregnados. Ao identificar novos casos, equipes são enviadas para coletar amostras nas áreas ao redor, o que ajuda a prevenir a disseminação da doença.

A malária causada pelo Plasmodium vivax é a mais comum, com 270 casos, seguido do Plasmodium falciparum (53 casos). Áreas rurais e indígenas foram mais afetadas, representando 61% e 6,3% dos casos, respectivamente, além de cinco ocorrências em gestantes, que requerem cuidados especiais.

Mâncio Lima tem como meta eliminar a malária falciparum até 2030 e o Plasmodium vivax até 2035. A queda constante nos casos anima as autoridades, que seguem reforçando a importância de manter as medidas preventivas e buscar atendimento médico ao primeiro sinal de febre para garantir o controle da doença no futuro.

- Publicidade -
Copiar