24.5 C
Juruá
terça-feira, outubro 8, 2024

Moradores de Tarauacá relatam explosão no céu, estrondo e tremor de terra

Por Whidy Melo, do AC24horas.

- Publicidade -

A suposta explosão de um objeto desconhecido sobre o céu de Tarauacá, no interior do Acre, na madrugada desta terça-feira (1), tem causado uma verdadeira histeria em moradores do município, que tentam desvendar o mistério por trás do clarão que teria sido seguido de um barulho muito alto e tremor de terra. Para completar o mistério, nenhum centro de monitoramento de atividades sísmicas registrou qualquer alteração na região.

De acordo com relato de moradores, por volta da meia-noite desta terça-feira (1), pôde ser escutado um estrondo semelhante ao resultado de uma explosão, que teria causado um tremor de terra forte o suficiente para causar rachaduras em casas e estabelecimentos comerciais. Quem estava em céu claro diz ter avistado primeiro um clarão no céu, semelhante a uma explosão.

“Eu estava dormindo, não ouvi nem vi nada, mas senti a casa tremer e foi forte”, disse Hildo Coelho, morador da região do Corcovado, localizado antes da ponte de acesso ao município e às margens da BR-364.

O jornalista Raimundo Accioly, morador de Tarauacá, disse que o acontecimento está sendo comentado por toda a cidade. “Aqui desde cedo há uma manifestação muito coletiva, no meu blog, no meu programa da rádio, só se fala disso na cidade. Uns falam que houve um clarão, seguido de estrondos e balançada no chão, outros só sentiram o tremor no chão, mas não há registro desse tremor em nenhum sistema de monitoramento de terremotos. O pessoal tá meio louco, uns dizem que é meteoro, outros que Jesus está voltando”, disse.

O coordenador da defesa civil de Tarauacá, sub-tenente do Corpo de Bombeiros Gonzaga, confirmou o tremor de terra. “Ocorreu ontem, dia 30 de setembro, por volta de 23:50h. O nosso estado é conhecido nacionalmente por ser o estado onde há mais incidência de tremor de terra. Nós estamos próximo da Cordilheira dos Andes, que é uma região com a maior incidência de terremotos, uma das mais ativas do Brasil e do mundo. A maioria desses tremores ocorre à profundidade superior a 500km e geralmente o epicentro são em países vizinhos aqui do nosso estado, então por esse motivo nós temos aí mínimos danos ou em alguns casos nenhum. Até o momento o trabalho é de monitoramento, como tem sido feito desde início dos nossos trabalhos, e pedir a Deus que isso continue dessa forma, que sejam temores profundos e distantes da nossa cidade, que não nos cause danos, prejuízos e principalmente perda de vidas”, afirmou.

- Publicidade -
Copiar