Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Inscrições para concurso do IBGE encerram nesta quinta-feira (11); Acre tem mais de 160 vagas
  • Pastor é condenado a mais de 50 anos de prisão por matar ex-companheira a golpes de facão no Acre
  • Governo Federal confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026; veja cálculo
  • Portaria amplia temporariamente prazo de auxílio-doença sem perícia
  • Homem saudável sofre AVC após consumir 8 energéticos por dia; veja riscos
  • Acesso bloqueado por máquinas causa transtorno a moradores em Cruzeiro do Sul
  • Publicação
  • Com solo encharcado, Bombeiros emitem alerta máximo para deslizamentos e quedas de árvores no Acre
  • Repórter Otávio Damasceno retorna ao trabalho após superar grave acidente
  • Mailza se reúne com Ciro e recebe apoio do PP à pré-candidatura ao governo do Acre
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
quarta-feira, dezembro 10
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

Rio Branco regulamenta licenciamento para aterros em combate à poluição

Por Redação Juruá em Tempo.22 de outubro de 2024Updated:22 de outubro de 20242 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), publicou nesta terça-feira, 22, a Resolução COMDEMA nº 13, que estabelece os procedimentos para o licenciamento ambiental de aterros destinados a resíduos inertes e resíduos da construção civil classificados como Classe A, além dos resíduos oriundos da limpeza urbana e das atividades de retificação e dragagem de corpos d’água. A normativa visa combater a poluição e garantir a preservação do meio ambiente no município.

A resolução define que o licenciamento ambiental será necessário para a localização, instalação, operação e desativação de aterros. O gerenciamento de resíduos sólidos industriais, de saúde e de saneamento básico, no entanto, não está coberto por essa resolução, devendo seguir legislações específicas.

Entre as disposições, destaca-se a classificação dos empreendimentos em cinco portes, que vão do mínimo ao excepcional, e quatro categorias de impacto ambiental, variando de micro a alto potencial de impacto. A resolução também aborda a exigência de documentação técnica detalhada, que inclui projetos, plantas e laudos, bem como a necessidade de monitoramento das águas subterrâneas em aterros.

A triagem e o beneficiamento de resíduos da construção civil devem seguir as normas técnicas da ABNT e, em aterros de menor porte, o monitoramento pode ser dispensado, conforme decisão da Semeia.

Além disso, a nova regra reforça a importância de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) que atenda à legislação federal e ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Rio Branco. O plano deve ser atualizado e estar disponível para os órgãos municipais competentes.

  • Fonte: AC24horas.
Por: Redação O Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.