40.9 C
Juruá
terça-feira, outubro 15, 2024

VÍDEO: Tremor de terra assusta moradores de Tarauacá por duas madrugadas seguidas

Por Iryá Rodrigues.

- Publicidade -

Moradores de Tarauacá, no interior do Acre, relataram ter sentido tremores de terra por duas madrugadas consecutivas nesta semana. O fenômeno, confirmado pelo Corpo de Bombeiros local, não foi detectado por plataformas de monitoramento geológico, mas foi claramente perceptível para a população.

Câmeras de segurança de uma residência capturaram o momento do tremor, no qual o portão de ferro da casa treme visivelmente e um cachorro aparece assustado, latindo e correndo.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros em Tarauacá, capitão Marcos Corrêa, o tremor mais recente, ocorrido às 4h20 da madrugada, foi mais intenso do que o registrado no dia anterior.

“Inclusive no de hoje eu estava acordado e pude perceber de forma bem nítida. Durou de 4 a 5 segundos, bem perceptível mesmo. Não recebemos nenhuma notificação ou chamado até o presente momento, apenas alguns relatos. Vamos estar fazendo vistorias, principalmente nos prédios mais altos do município, para verificar se algo anormal ocorreu ou se há probabilidade de ocorrer”, explicou o capitão.

O município de Tarauacá, localizado a cerca de 400 quilômetros de Rio Branco, está situado em uma região de alto risco para tremores de terra por conta de uma falha geológica que atravessa o estado.

Embora a maioria dos abalos não seja percebida pela população devido à profundidade superior a 500 quilômetros, a cidade é uma das seis no Brasil que contam com monitoramento diário do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Além da falha geológica, a proximidade com duas placas tectônicas ativas — a Sul-Americana e a de Nazca —, localizadas na Cordilheira dos Andes, aumenta o risco de terremotos na região. Em janeiro deste ano, por exemplo, Tarauacá teve o maior terremoto já registrado no Brasil, com magnitude de 6,6 graus na Escala Richter. O tremor, no entanto, não causou danos, já que sua profundidade impediu que o impacto fosse sentido na superfície.

VEJA O VÍDEO:

- Publicidade -
Copiar