Ícone do site O Juruá Em Tempo

Acre teve 76 feminicídios consumados e 111 tentativas do crime nos últimos 6 anos

O Ministério Público do Acre (MPAC) divulgou números alarmantes sobre os crimes contra a mulher no estado do Acre. Entre 2018 e 2024, foram registrados 76 feminicídios consumados e 111 tentativas desse crime, todos motivados por violência doméstica, discriminação ou menosprezo à condição de mulher.

Assim, o estado apresenta índices de violência sexual muito acima da média nacional. Os casos de estupro no estado são 95,4% superiores à média nacional, e os de estupro de vulnerável são ainda mais graves, com um índice 112,3% acima da média nacional.

Para discutir o combate ao feminicídio, o MPAC promoveu, nesta quarta-feira, 13, o evento “Diálogos sobre a Lei Maria da Penha”. O encontro contou com a participação de Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e de diversas autoridades, como a procuradora Patrícia Rêgo, coordenadora do Observatório de Violência de Gênero e do Centro de Atendimento à Vítima (CAV), juízas, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Polícia Civil.

Durante o evento, foram debatidos os avanços nas estratégias de combate ao feminicídio e as dificuldades enfrentadas, como a desistência das mulheres em manter medidas protetivas. Também foram apresentadas ações de apoio às vítimas de violência realizadas tanto pelo estado quanto pela prefeitura de Rio Branco.

Sair da versão mobile