Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Compra de votos, abuso de poder e condenação: Justiça torna Armandinho e Maria Oliveira inelegíveis por 8 anos
  • Acre está entre os estados que menos geram emprego no setor cultural, aponta IBGE
  • Acre segue em alerta para chuvas intensas e ventos fortes até sábado
  • Detran/AC notifica mais de 20 motoristas sobre processos de suspensão da CNH
  • Homem de 56 anos fica ferido após briga com companheira em bar
  • Em solenidade no TCE, deputado Eduardo Ribeiro recebe premiação da ALEAC por destaque em transparência pública
  • Polícia Civil prende homem em Mâncio Lima por descumprir medida judicial e ameaçar ex-companheira
  • Família é rendida por trio armado durante assalto em Cruzeiro do Sul
  • Acusado de matar adolescente e jogar corpo no rio Purus é executado à tiros no interior do Acre
  • Polícia apreende fuzil e grande quantidade de munições durante operação em Rio Branco
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, dezembro 13
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

Avião da FAB leva água e alimentos a comunidades indígenas isoladas pela seca dos rios no interior do Acre

Por Redação Juruá em Tempo.3 de novembro de 2024Updated:4 de novembro de 20243 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

As comunidades indígenas dos municípios de Marechal Thaumaturgo e Jordão continuam isoladas por causa da seca dos rios da região. Para tentar amenizar a situação, o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), junto ao Ministério da Saúde e a Força Aérea Brasileira (FAB) estão, desde o dia 24 de outubro, levando doações para esses locais.

Em uma aeronave de grande porte, a Dsei vai junto com uma equipe médica, de enfermagem e dentistas até as comunidades para atender os indígenas dos municípios do interior do Acre. De acordo com Isaac Piyãko, coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Juruá, os alimentos que estão sendo levados, foram doados pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

“A Funai nos cedeu essas cestas básicas, estamos aproveitando que chegaram e levando junto com a equipe para esses territórios. A água também a gente conseguiu doação e conseguiram enviar para a gente e nós estamos levando também para os territórios de difícil acesso e aqueles territórios que ainda continua a seca prolongada”, afirmou.

Avião de grande porte da FAB está indo junto com a equipe do Dsei a comunidades indígenas isoladas — Foto: Divulgação
Avião de grande porte da FAB está indo junto com a equipe do Dsei a comunidades indígenas isoladas — Foto: Divulgação

Piyãko comentou que a ida às comunidades indígenas deve continuar pelos próximos dias, que ainda necessita de algumas viagens pela região. O coordenador ainda acrescentou que o Dsei irá começar atender também os indígenas de Tarauacá e parte do Envira, também por conta da seca.

“Todos os lugares estão complicados por causa da seca prolongada. Deixamos de entrar em alguns territórios com as nossas equipes médicas, de enfermagem e dentistas e aí nós estamos só agora colocando essas equipes nos territórios para fazer os atendimentos”, declarou ele.

Avião de grande porte da FAB está indo junto com a equipe do Dsei a comunidades indígenas isoladas — Foto: Divulgação
Avião de grande porte da FAB está indo junto com a equipe do Dsei a comunidades indígenas isoladas — Foto: Divulgação

Seca

Em agosto desse ano, a seca do Rio Juruá fez com que os moradores de Marechal Thaumaturgo, distante 558 km de Rio Branco, sofressem com a falta de produtos alimentícios e racionamento de gasolina. Com isso, o combustível chegou a custar R$ 10,50.

A prefeitura da cidade afirmou que a seca no manancial estava dificultando a chegada de barcos que transportam os produtos. De acordo com a prefeitura, produtos de gênero alimentício, principalmente verduras, estavam em falta no local.

No Jordão, no início de outubro, a seca extrema deixou as distribuidoras de gás do município sem o produto, o que fez com que os moradores da comunidade chegassem a pagar até R$ 250 por cada botijão de 13kg.

O Rio Tarauacá, principal rota de acesso até a cidade, estava com o nível muito baixo, dificultando a navegação e prejudicando o transporte de mercadorias.

  • Fonte: g1.
Por: Redação O Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.