Cruzeiro do Sul teve uma redução significativa nos casos de dengue em 2024, comparado ao ano anterior. Entre janeiro e novembro de 2023, foram contabilizados 715 casos, enquanto em 2024 esse número caiu para 578, representando uma diminuição de 19%.
Para continuar a tendência de queda nos casos da doença, especialmente com a chegada das chuvas, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de combate à dengue. O coordenador do setor de combate a Endemias, Leonísio Messias, afirmou que agentes de endemias estão diariamente em campo, visitando residências e orientando os moradores sobre os cuidados necessários.
Além disso, Messias enfatiza a importância de a população manter os reservatórios de água cobertos e procurar as unidades de saúde ao perceber sintomas como febre, dor de cabeça e manchas avermelhadas. Ele destacou que a notificação rápida é essencial para permitir a borrifação e eliminação dos mosquitos infectados na região.
Com a entrada no período chuvoso, há uma preocupação crescente devido ao aumento das doenças transmitidas por vetores. Por isso, é fundamental fortalecer as ações de combate para reduzir os criadouros de mosquitos e, consequentemente, os casos de dengue.


