Início / Versão completa
COTIDIANO

Documentário “Empate”, sobre a vida de Chico Mendes, é exibido nos cinemas de todo o Brasil

Por Redação O Juruá em Tempo. 09/12/2024 07:12
Publicidade

Retratando o movimento dos seringueiros no estado do Acre nas décadas de 1970 e 1980 e as ações do ambientalista Chico Mendes, o filme Empate está sendo exibido em cinemas de todo o Brasil. Produzido pelo cineasta Sérgio de Carvalho, a obra chegou às telonas nesta quinta-feira, 5, e aborda os desafios enfrentados na luta pela preservação da floresta amazônica, desafios que ainda perduram até os dias atuais.

Publicidade

A história é contada com a ajuda dos próprios companheiros de luta de Chico Mendes. O filme, porém, também celebra a vida do seringueiro, sindicalista e ativista, relembrando os 80 anos de seu legado.

A ideia para o roteiro de “Empate” nasceu do encontro entre Sérgio de Carvalho e a filha de Chico Mendes, Elenira Mendes, que procurou o diretor na ocasião dos 20 anos da morte do pai, em 1988.

Após isso, juntos decidiram contar a história não apenas do líder icônico, mas também dos trabalhadores e trabalhadoras que lutaram ao seu lado. Filmado em parceria com o Comitê Chico Mendes, o documentário conecta passado e presente, refletindo sobre os desafios do extrativismo, a organização das comunidades amazônicas e as consequências das políticas que impactam o meio ambiente até hoje

Publicidade

Com distribuição da Descoloniza Filmes, da Mandala Produções e produção da Saci Filmes, o filme já foi destaque em festivais como a 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Confira o trailer do documentário:

https://www.instagram.com/reel/DCr2DBLxKtg/?utm_source=ig_embed&ig_rid=23a8f720-d04b-43cc-a713-ad2fdbd4f6a4

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.