Início / Versão completa
COTIDIANO

Inquérito que investiga rebelião com cinco mortes em presídio do Acre é prorrogado

Por Redação O Juruá em Tempo. 06/12/2024 09:23
Publicidade

O Ministério Público do Acre (MP-AC) decidiu estender por mais um ano o inquérito civil que investiga a responsabilidade do Estado e de agentes públicos na rebelião ocorrida no Presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro, em Rio Branco.

Publicidade

O incidente, que aconteceu em julho de 2023, deixou cinco detentos mortos, três deles decapitados. A conclusão do inquérito, inicialmente prevista para 2024, foi adiada para 2025 devido à complexidade do caso e ao grande volume de documentos que ainda precisam ser analisados.

A investigação está sendo conduzida pelo promotor Rodrigo Curti, da 4ª Promotoria de Justiça Criminal e da Promotoria Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública. O objetivo é apurar possíveis danos morais coletivos e atos de improbidade administrativa por parte de agentes públicos.

Relembre o caso

Publicidade

A rebelião começou na manhã de 26 de julho de 2023, quando detentos do pavilhão de isolamento renderam policiais penais e tomaram armas. Durante o confronto, o policial penal Janilson da Silva Ferreira foi atingido por um tiro no olho e está afastado do tratamento.

As investigações apontam que a rebelião foi planejada com antecedência, envolveu transferências estratégicas de presos e a preparação para uma tentativa de fuga. O ex-diretor do presídio, Francisco das Chagas Santos Pereira, que estava de férias, mas visitava frequentemente a unidade, é considerado suspeito, embora ainda não tenha sido indiciado.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.