Início / Versão completa
Política

Prefeito de Eirunepé (AM) é investigado por abuso de poder político e econômico

Por Redação O Juruá em Tempo. 11/12/2024 07:18
Publicidade

O atual prefeito de Eirunepé, Raylan Barroso , está sob investigação do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) devido a um suposto caso de abuso de poder político e econômico . A denúncia envolve um evento em comemoração ao Dia das Mães, realizado durante o período eleitoral de 2024, e foi apresentado pela prefeita eleita, Áurea Maria Ester Alves Marques , por meio de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije).

Publicidade

Acusações e contexto
De acordo com a petição inicial, Barroso, junto com o então candidato a prefeito apoiado por ele, Anderson Pereira , teria organizado um evento que atraiu milhares de pessoas e contou com o sorteio de diversos brindes. Para o autor da ação, o evento configuraria uma tentativa de influência sobre o resultado eleitoral , utilizando políticas e economia para angariar votos e comprometer a lisura do processo eleitoral .

Áurea Marques solicita a oitiva de testemunhas e a realização de uma audiência de instrução e julgamento para comprovar as acusações. A defesa de Barroso e Pereira, por sua vez, apresentou uma contestação robusta, negando qualquer irregularidade ou conduta abusiva durante o evento.

Cargo do Ministério Público Eleitoral
O Ministério Público Eleitoral (MPE), após análise preliminar das provas apresentadas, considera os elementos iniciais inconclusivos . Por essa razão, recomendo que fosse realizada uma audiência de instrução para aprofundar as investigações e permitir a produção de novas provas e depoimentos.

Publicidade

Decisão judicial
O juiz eleitoral Rogério José A. Costa Vieira acatou o pedido de produção de provas orais e determinou que as partes apresentassem até seis testemunhas cada para a audiência de instrução. Os dados do julgamento serão definidos em breve, conforme a disponibilidade no calendário da Justiça Eleitoral de Eirunepé.

As partes já foram intimadas a obrigações com o processo, que continua em tramitação na Justiça Eleitoral. Caso sejam comprovadas as irregularidades, Raylan Barroso e Anderson Pereira poderão enfrentar avaliações severas , como a inelegibilidade por oito anos e a anulação de votos relacionados à chapa instalada pelo atual prefeito.

Confira documentos TRE-RAYLAN

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.