Nesta segunda-feira, 9, em uma coletiva à imprensa, a reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, disse que a instituição pode sair do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir de 2026.
A medida, que ainda é estudada, visa garantir o bônus regional, por meio de um processo seletivo próprio da instituição, não sendo necessário passar pelo Sisu – assim como foi feito com o curso de Medicina.
“Nós respondemos ao Ministério da Educação, solicitando que não retirasse o bônus, pelo menos na edição de 2025, considerando que os estudantes já tinham realizado a prova do Enem, que eles já estariam contando com esse bônus e que deixasse para o Sisu em 2026 essa decisão. O MEC mandou outro documento solicitando que a universidade providenciasse a retirada”, explicou a reitora.
Além disso, Guida informou que ainda não é possível a saída completa do Sisu, por conta das condições da universidade. A ideia inicial era retirar apenas o curso de medicina do Sistema de Seleção Unificado, mas o Conselho da universidade optou por aplicar a medida em todos os cursos.
Os interessados em ingressar no curso de medicina na UFAC em 2025 já enfrentarão um processo seletivo próprio da instituição. Neste ano de 2024, o sistema já foi utilizado para completar vagas remanescentes. “Então, a gente vai publicar um edital somente com o curso de medicina, com todo o cronograma e os prazos de inscrição”, anunciou Guida.

