Ícone do site O Juruá Em Tempo

Acre: jovem recebe certidão de nascimento com retificação de gênero

Na última quarta-feira, 29, no Dia Nacional da Visibilidade Trans, Lucien Rêgo recebeu sua nova certidão de nascimento, agora com a retificação de gênero para não binário.

A entrega do documento ocorreu durante o lançamento da cartilha do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), que aborda os direitos da população LGBTQIAPN+.

Lucien, que enfrentava dificuldades por não se identificar com os gêneros feminino ou masculino, decidiu buscar a retificação de gênero para poder viver de acordo com sua identidade.

“Obrigada a todos que tornaram isso possível. Espero que, no futuro, todas as pessoas tenham o mesmo direito”, afirmou após receber o novo documento.

Ao explicar sua escolha pelo seu nome, Lucien revelou que buscou um nome que realmente refletisse sua identidade. “Lucien foi uma das opções, pois sua origem é francesa e o significado é ‘luz’. E luz não tem gênero”, esclareceu.

Além disso, Lucien ressaltou a importância do apoio familiar durante esse processo. “Receber o suporte da minha família me deixou muito mais confortável na minha própria pele”, concluiu.

Sair da versão mobile