Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Motociclista sofre ferimentos graves após acidente com carro na Avenida Ceará
  • Trabalhador rural fica gravemente ferido após acidente com trator na zona rural
  • Adolescente fica ferido em acidente entre motocicleta e caminhonete na Baixada da Sobral
  • Cabeleireira é encontrada morta dentro de casa em Rio Branco; companheiro é apontado como principal suspeito
  • Porto Walter autoriza construção de dois sistemas de abastecimento e gestão alcança 30 unidades construídas
  • Acre tem 4º pior índice de desnutrição infantil do país, aponta ranking nacional
  • Domingo no Acre será de calor intenso, com sol e chuvas pontuais em todas as regiões, prevê Friale
  • Moraes autoriza Bolsonaro a fazer exame médico na sede da Polícia Federal
  • Tiroteio em praia da Austrália deixa 11 mortos e 29 feridos durante festival judaico
  • Finalistas da Copa do Brasil serão conhecidos neste domingo
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, dezembro 14
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

Mutirão na Fundhacre atende 700 dos 2500 pacientes de saúde mental represados no estado

Por Redação Jurua em Tempo15 de fevereiro de 20253 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre, por meio da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), realiza neste sábado (15), em Rio Branco um mutirão de primeiras consultas em saúde mental em 700 pacientes dos mais de 2500 que aguardavam atendimento como demanda reprimida em todo o estado.

De acordo com o secretário de saúde do Acre, Pedro Pascoal, o mutirão dá um alívio na rede de saúde, mas o problema da espera para o atendimento passa pelo fortalecimento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nos municípios. “Nós temos que integrar as soluções da rede estadual com a ampliação dos municípios com os CAPS dos municípios. Enviamos ao Governo Federal o pedido de fortalecimento da rede de atenção psicossocial e tivemos as propostas enviadas ao Ministério da Saúde para abertura de novos CAPS no interior do Acre”, disse.

A consulta da ação de saúde resultará em alta ou encaminhamento para o Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac), CAPS, ou retorno em 30 dias.

Soron Angélica Steiner, presidente da Fundhacre, explicou os atendimentos realizados no mutirão e disse que a equipe regular do hospital não é suficiente para atender toda a demanda do estado. “O objetivo do atendimento de hoje é para que esse paciente que aguarda a primeira consulta seja recebido pelo profissional com expertise na área de saúde mental e que ele possa delinear o tratamento desse paciente, inclusive para o segmento ambulatorial e até multidisciplinar envolvendo psicólogo, com o objetivo da realização das terapias. Nós temos a nossa equipe regular de psiquiatras com dois profissionais que tem a agenda semanal, mas que realmente ainda é insuficiente para a gente atender toda essa demanda”, explicou.

Rita Mota, de 54 anos, professora do ensino público, comemorou a ação. Ela procura atendimento por síndrome de Burnout – uma doença ocupacional que resulta de estresse crônico no trabalho mal gerenciado, comum em profissionais da educação e da saúde.

“No meu caso, até que não demorou, porque eu dei entrada na Atenção à Saúde em outubro e teve até uma aceleridade, a gente tem essa compreensão da espera. Os profissionais da educação passam por uma sobrecarga muito grande e já existem estatísticas de grande ocorrência de burnout, que é um adoecimento em detrimento do trabalho. Profissionais da educação necessitam desse olhar de autocuidado, de ter acesso a essa rede de saúde mental. Seria interessante até ter um núcleo fortalecido, específico para os profissionais da educação, porque tem muita automedicação, subnotificação. Eu tive a crise de burnout e acessei a rede e estou nesse processo de autocuidado”, disse.

•Com informações Ac24horas

Por: Redação
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.