A primeira e segunda dose da vacina está sendo disponibilizada nesta quinta-feira, 07, para o público alvo que compreende os jovens de 10 a 14 de anos de idade. Já, a segunda dose estará disponível para toda a população que já foi imunizada com a primeira dose, em idade aberta, de 5 a 55 anos.
A imunização está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Cruzeiro do Sul, das 07 às 17h. De acordo com o secretário municipal de saúde, Marcelo Siqueira, a faixa etária escolhida pelo Ministério da Saúde é levando em consideração os mais vulneráveis ao risco de desenvolver dengue hemorrágica.
“Após a primeira dose, a vacina protege da dengue hemorrágica quase 85%, ou seja, tem uma proteção totalmente eficaz. Depois da segunda dose, ela praticamente zera esse risco. Não quer dizer que a pessoa que tomou a vacina não vai ter dengue, mas os sintomas serão mais leves, vamos dizer assim”, informou ele.
Vale ressaltar que os sintomas envolvem febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, vermelhidão na pele e fadiga. Nessa fase, a doença é classificada como dengue clássica ou dengue sem sinais de alerta. Em alguns casos, outros sintomas mais específicos podem surgir na sequência, principalmente quando a febre cessa por volta do quinto dia.
Os sintomas mais característicos dessa fase são dores abdominais, vômitos intensos, desidratação, falta de apetite e sangramentos nas mucosas. Essa é a fase da dengue com sinais de alerta, nome dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por indicar uma gravidade do quadro clínico. Nesse momento, é importante ter acompanhamento médico.
“Nesses casos, os sinais são de alarme e risco de dengue hemorrágica. Por isso, você deve procurar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou o Hospital Regional do Juruá”, alertou o secretário.