Ícone do site O Juruá Em Tempo

VÍDEO: Cuidadora é flagrada maltratando e quebrando o braço de criança com deficiência no DF

Uma técnica de enfermagem está sendo investigada pela Polícia Civil por quebrar o braço e agredir uma criança de apenas dez anos, com deficiência, em Taguatinga Sul, no Distrito Federal. Câmeras de segurança instaladas na casa da família da vítima registraram as agressões.
A menina tem a síndrome de Moebius, um distúrbio neurológico que afeta os nervos cranianos que controlam os músculos da face e dos olhos. A condição leva à deficiência motora do rosto, resultando em pouca expressividade facial. Além disso, a menina tem autismo nível quatro, e recebe atendimento domiciliar de cuidadoras.
Desde que nasceu, a vítima é assistida por atendimento domiciliar. Porém, as suspeitas de possíveis maus-tratos cometidos por uma das cuidadoras só surgiu há cerca de um mês, após uma médica da equipe alertar a mãe sobre o comportamento diferente da criança. 
Com a desconfiança, câmeras de segurança foram instaladas no quarto da menina. Os flagrantes das agressões aconteceram entre a última quinta-feira (20) e sexta-feira (21), enquanto a vítima dormia. De acordo com a mãe da menina, a cuidadora viu o técnico instalando o equipamento.
Em uma das imagens, Fernanda Aparecida da Conceição Borges, de 25 anos, aparece puxando a criança pelo pescoço, e dando um soco nos joelhos dela. Depois, cobre o rosto da menina com um pano e, por fim, torce um dos braços dela, provocando uma fratura.

Em uma outra gravação, a mulher dá um tapa no rosto da menina. Em outro momento, puxa a orelha dela, e enche a boca dela de gases, até que ela não consiga fechar os lábios. “Ela fez isso para que minha filha não babasse, e não precisasse ficar limpando”, comentou a mãe.

Na madrugada do dia 22, a mãe percebeu que o braço da filha estava inchado e vermelho, e acionou uma ambulância para levá-la ao hospital. Na unidade, a equipe médica constatou a fratura, e outras fraturas em diversas articulações do corpo, que já estavam se recuperando, indicando agressões anteriores.

Sair da versão mobile