O estudante cruzeirense, João Pedro de Souza Oliveira, de 16 anos, aluno da Escola Dom Henrique Ruth, conquistou o primeiro lugar na fase estadual do Parlamento Juvenil do Mercosul e se prepara para defender o Acre na etapa nacional, que ocorrerá em Brasília.
O tema deste ano, “A integração regional e as mudanças climáticas”, orientou a escolha dos projetos. João Pedro se destacou com uma proposta inovadora de combate ao desmatamento e queimadas, que prevê o plantio de mil mudas de árvores nativas na região amazônica, em parceria com ONGs, universidades e órgãos governamentais.
O projeto, além de promover o reflorestamento, busca envolver a comunidade em todas as etapas, desde o plantio até a preservação das áreas recuperadas. “A sociedade participa efetivamente em todas as etapas, desde o plantio até a preservação das árvores”, explicou o estudante.
Durante entrevista, ele destacou a importância da conscientização ambiental, especialmente na Amazônia.
“Vivemos num período em que o desmatamento e as queimadas são recorrentes. Mesmo estando no meio da Amazônia, falta conscientização sobre a importância de preservar e plantar árvores. A perda da biodiversidade afeta o ciclo da água, a agricultura e a economia local”, pontuou.
Agora, o jovem acreano se prepara para apresentar seu projeto e defender suas ideias diante de uma comissão avaliadora em Brasília.

