Nesta quinta-feira, 6 de março, as aulas começaram na rede municipal de ensino de Cruzeiro do Sul. Com mais de 90 escolas distribuídas entre áreas urbanas e rurais, aproximadamente 12 mil alunos retornam às salas de aula para um novo ciclo de aprendizado.
Nesta ocasião, o prefeito Zequinha Lima ressaltou o planejamento da gestão para garantir um início de ano letivo organizado. “A Secretaria de Educação tem trabalhado com professores e gestores para que tudo funcione dentro da normalidade. O calendário escolar já está definido, com início hoje e encerramento previsto para 19 de dezembro”, afirmou.
A secretária de Educação, Rosa Lebre, reforçou o compromisso da equipe com a qualidade do ensino e o suporte aos estudantes. “Nosso foco é proporcionar um ambiente adequado para a aprendizagem, desde a educação infantil até o ensino fundamental. Contamos com o empenho de cada professor e gestor para garantir esse cuidado”, enfatizou.
Em relação às novidades na rede municipal de ensino, duas escolas municipais passarão a atender alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Além disso, duas unidades em tempo integral terão início das aulas na próxima segunda-feira, 11, pois ainda passam por reformas.
Desde janeiro, a equipe da Secretaria de Educação tem trabalhado intensamente para este momento. Foram realizados processos seletivos, contratações de servidores, planejamento pedagógico e melhorias na infraestrutura das escolas.
“Desde que assumimos, em janeiro, trabalhamos intensamente para este momento. Foi necessário realizar processos seletivos, contratar servidores, planejar ações pedagógicas e garantir a infraestrutura das escolas. Tudo para que o ano letivo começasse sem problemas”, explicou Rosa Lebre.
O calendário escolar inclui um recesso em agosto e seis sábados letivos com atividades diferenciadas para estimular o engajamento dos alunos. “Nosso objetivo é garantir que os estudantes tenham um aprendizado contínuo e motivador por meio de projetos especiais”, concluiu a secretária.