Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Nível do Rio Iaco segue subindo e alcança a marca de 15,72 metros em Sena Madureira
  • Acre chega a 3º mês com perda de postos de trabalho em dezembro mas fecha 2025 com saldo positivo
  • Educação convoca professores aprovados para etapa de inspeção médica em Cruzeiro do Sul
  • Tentativa de fuga de nove presos é descoberta em presídio de Cruzeiro do Sul
  • Grávida é agredida pelo primo durante discussão familiar em Cruzeiro do Sul
  • Cruzeiro do Sul: homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar a própria mãe
  • Jéssica Ingrede confirma retorno do reality “A Colônia” e abre vaga para participante das redes sociais
  • Tráfico internacional no Acre tem empresários atuando como “investidores anjo”, diz Polícia Civil
  • Tendência de inversão do ciclo com menor abate de fêmeas dispara alerta
  • Número de mortes a esclarecer quadruplica no Acre em cinco anos, aponta levantamento
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, fevereiro 2
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»internacionais

China se prepara para retaliar EUA com tarifas sobre produtos agrícolas

Por Redação Juruá em Tempo.3 de março de 20252 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O jornal Global Times, de Pequim, noticiou nesta segunda (3) que a China está “estudando e formulando contramedidas relevantes” em resposta às tarifas adicionais de 10% contra produtos chineses, anunciadas pelo governo americano para adoção a partir da terça-feira.

Segundo fonte não nomeada pelo veículo, que é ligado ao Partido Comunista da China, as medidas incluem tanto tarifas como uma série de medidas não tarifárias de impacto. Produtos agrícolas e alimentícios americanos estarão na lista, provavelmente, publicou o jornal.

A autoridade chinesa que adiantou a informação afirma que, se os Estados Unidos formalizarem as tarifas unilaterais prometidas pelo presidente Donald Trump na última quinta-feira, a China irá retaliar, com certeza, de acordo com o Global Times.

Logo após a nova ameaça do presidente americano, os porta-vozes dos ministérios do Exterior e do Comércio chineses chegaram a se pronunciar, mas sem detalhar a eventual retaliação.

Ambos questionaram a justificativa usada novamente por Trump, de que Pequim não faz o bastante para conter a entrada de fentanil nos EUA, que enfrenta uma crise de consumo da droga. “Culpar outros países não vai ajudar a resolver o problema dos próprios EUA”, afirmou o porta-voz do Comércio.

Maior concorrente dos EUA na exportação de commodities agrícolas como soja, milho e algodão para a China, o Brasil pode ser beneficiado caso a ameaça chinesa seja confirmada.

Desde a eleição de Trump, em novembro, o agronegócio brasileiro se prepara para ganhar ou perder espaço na China, com as tarifas propostas pelo presidente americano desde a campanha e com a eventual negociação que faça com Pequim para retirá-las.

“Quanto mais [Trump] exagerar na dose, mais oportunidades eu vejo para o Brasil”, disse o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. “Os EUA competem na área agrícola conosco, [Trump] pode fazer uma negociação e impor produtos agrícolas para a China”, disse a senadora Tereza Cristina, ex-ministra da pasta.

Em janeiro, logo após sua posse e um telefonema com o líder chinês, Xi Jinping, o presidente americano chegou a responder, ao ser questionado pelo canal Fox News se faria um acordo comercial com a China: “Eu posso fazer isso”.

Pequim também mostrou disposição para negociar o acordo, com o Ministério do Exterior dizendo que “os dois países têm enormes interesses comuns e espaço para cooperação” e com o vice-primeiro-ministro Ding Xuexiang acrescentando: “Nós não queremos superávit comercial. Nós queremos importar mais” dos EUA.

Por: FolhaPress.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.