Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Acre tem 4º pior índice de desnutrição infantil do país, aponta ranking nacional
  • Domingo no Acre será de calor intenso, com sol e chuvas pontuais em todas as regiões, prevê Friale
  • Moraes autoriza Bolsonaro a fazer exame médico na sede da Polícia Federal
  • Tiroteio em praia da Austrália deixa 11 mortos e 29 feridos durante festival judaico
  • Finalistas da Copa do Brasil serão conhecidos neste domingo
  • Pedestre morre após ser atropelado na Avenida Lauro Müller, em Cruzeiro do Sul
  • Pedestre morto em atropelamento é identificado como Francisco Vanderlei de Almeida, conhecido como Lêla
  • Coronel Ulysses fortalece assistência social e amplia atendimento a famílias vulneráveis no Acre
  • Trabalhador morre após ser atingido por serra elétrica em frigorífico do interior do Acre
  • Tragédia: deslizamento de terra destrói casas em bairro de Cruzeiro do Sul
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
domingo, dezembro 14
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Política

Coronel Ulysses apresenta projeto para impedir perseguição política contra parlamentares fiscalizadores

Por Redação Juruá em Tempo.12 de março de 20253 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email
O deputado federal Coronel Ulysses (União Brasil-AC) apresentou um Projeto de Resolução na Câmara dos Deputados para proteger a liberdade de expressão e fiscalização dos parlamentares. A proposta altera o Código de Ética e Decoro Parlamentar, impedindo que deputados representem criminalmente contra colegas que utilizam a tribuna, os meios de comunicação ou organismos nacionais e internacionais para exercer o legítimo papel de fiscalização dos outros Poderes.
Segundo Coronel Ulysses, há uma tentativa crescente de silenciar parlamentares que denunciam irregularidades e cobram transparência do governo.
“Estamos vendo deputados sendo processados por outros deputados simplesmente por exercerem seu papel de fiscalização. Isso é um ataque direto à imunidade parlamentar e, pior, um atentado contra a democracia. Se um parlamentar não pode fiscalizar, quem pode?”, questionou Ulysses.
O deputado destacou que a imunidade parlamentar, garantida pela Constituição Federal no artigo 53, assegura que deputados e senadores sejam invioláveis civil e penalmente por suas opiniões, palavras e votos. No entanto, alguns parlamentares têm utilizado a Justiça para perseguir e censurar aqueles que denunciam irregularidades nos outros Poderes.
“Não podemos aceitar essa inversão absurda. A tribuna da Câmara é um espaço sagrado da democracia, onde um deputado tem o direito e o dever de falar a verdade, de cobrar, de denunciar. Se alguém exagera, existem mecanismos internos para corrigir. Mas acionar criminalmente um parlamentar por fazer seu trabalho? Isso é censura disfarçada de processo judicial!”, reforçou o parlamentar.
Fortalecimento da fiscalização e combate à censura
O projeto de Coronel Ulysses busca coibir esse tipo de retaliação, tornando claro no Código de Ética da Câmara que acionar a Justiça contra um deputado por sua atuação parlamentar caracteriza quebra de decoro. Para ele, esse tipo de manobra jurídica não apenas fere a Constituição, mas também impõe uma espécie de “mordaça” nos parlamentares mais combativos.
“O que está em jogo aqui não é apenas o direito de um deputado falar, mas o direito do povo brasileiro de saber a verdade. Se eles tentam calar quem denuncia, é porque têm algo a esconder”, alertou.
O deputado afirmou ainda que não aceitará intimidações e que seguirá firme na defesa da transparência e da liberdade de expressão parlamentar. Ele pediu apoio dos colegas para aprovar a proposta e garantir que a Câmara dos Deputados continue sendo um espaço de voz, fiscalização e defesa do interesse público.
“Esse projeto não é sobre mim ou sobre qualquer deputado específico. É sobre garantir que o Congresso Nacional seja um ambiente livre para o debate e para a fiscalização do governo. É sobre proteger a democracia e impedir que a perseguição política vire regra”, finalizou Coronel Ulysses.
Agora, a proposta segue para análise na Mesa Diretora da Câmara, podendo ser encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ir a plenário.
Por: Redação O Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.